Empresas de turismo e serviços estão com boas expectativas para o feriado


Por Publicado 29/10/2021 às 19h40 Atualizado 16/02/2024 às 17h42

A Serra Verde Express, empresa que opera os trens de passeio na serra do mar paranaense, entre Antonina e Morretes acredita que terá um bom deslocamento de turistas nesse feriado de 2 de novembro, Dia de Finados.

Como grande parte da população já iniciou o processo vacinal e a maioria já retorno para a 2ª dose, a economia volta lentamente a girar e as pessoas passam a focar mais na diversão e lazer em datas como essa.

Só para esse feriado, entre os dias 30 de outubro a 2 de novembro, serão 3 saídas diárias:

  • Curitiba x Morretes 08h30;
  • Curitiba x Morretes 09h30 (saídas da primeira classe – Litorinas de luxo); e
  • Morretes x Curitiba – 15h (litorinas voltam engatadas junto da composição padrão);

O local conta com 21 vagões de passageiros, além de bagageiro e 3 litorinas, informa a empresa.

Comércio e serviços se prepara para receber visitantes

Foto: Divulgação.

Já os estabelecimentos das cidades históricas esperam que o fluxo seja o início da experiência do verão 2021/2022. Para a Tânia Madalozo, proprietária do restaurante Madalozo de Morretes, a organização para a temporada já começou e os próximos dias serão um teste de como está a confiança das pessoas em voltar a consumir e se deslocar. “Todas as empresas que trabalham com o turismo em Morretes estão todos organizados para receber o fluxo de turistas que deverá visitar a cidade nesse feriado. Esperamos um aumento em torno de 30%“, diz.

Para Tânia, 2020 e 2021 foram anos ruins e esse momento pode ser o começo da recuperação do setor. “Com certeza o feriado de finados já serve como termômetro de como será a temporada, assim conseguimos nos organizar melhor. Passamos por um momento muito difícil, ficamos fechados por 130 dias em 2020 e 40 dias em 2021, e com muitas incertezas sobre a retomada , mas graças a deus as coisas estão voltando ao normal“, comemora.

Apesar das expectativas, ainda não é possível reabrir de forma igual ao período pré-pandemico, porque ainda existem cuidados a se tomar e medidas sanitárias a seguir. “Como ainda estamos trabalhando com capacidade reduzida de lugares não estamos fazendo reservas, orientamos que cheguem até as 11h30 que é mais tranquilo conseguir lugar. Dependendo do horário de chegada, o maior movimento se concentra entre 13h00 e 14:30, situação que poderá acarretar na espera de até uma hora”, conclui a proprietária do restaurante Madalozo.