Enfim, uma ação boa do Legislativo e Executivo!

por Redação JB Litoral
30/03/2015 17:00 (Última atualização: 30/03/2015)

Apesar de algumas pessoas reclamarem que só teço críticas em nosso editorial, o que não deixa de ter certa razão, o fato é que cobrando que abrimos os olhos dos gestores aos problemas da população. Mas hoje quero ressaltar uma boa ação do Legislativo e Executivo, que aconteceu na semana passada e reflete bem a função dos detentores de mandato numa cidade em favor do povo.

A Lei Municipal 477/2014, nascida de um projeto de lei elaborado pelo vereador Arnaldo Maranhão garante, a partir deste ano e para todos os que virão, kits de saúde bucal para os alunos da rede municipal de ensino. Muito mais importante que o valor economizado pelos pais no orçamento familiar com ingredientes e equipamentos para escovação, a medida suscita nas crianças e adolescentes o necessário e higiênico hábito de escovar os dentes. A partir desta iniciativa e, depois de consolidada na cultura familiar, serão muitos os problemas evitados com o sadio comportado bucal. Indiretamente, a lei contribuirá e muito com a questão social, reduzindo gastos de recursos públicos com a higiene bucal na rede pública de saúde.

Neste primeiro ano de vigência da lei já serão beneficiadas 13 mil crianças que estudam do 1.º ao 5.º ano na rede municipal, que receberão pasta de dente, escova e fio dental, além de uma cartilha e uma toalha. Por se tratar de lei municipal, o benefício não poderá ser interrompido pelas próximas gestões municipais.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O projeto tem como principal objetivo conscientizar as crianças sobre a prevenção de cáries e outras doenças relacionadas.
Na solenidade de entrega dos primeiros kits bucais o vereador soube sintetizar a importância de sua iniciativa que virou lei afirmando que a gestão está prevenindo para que, no futuro, as crianças não tenham problemas de saúde bucal, destacando que a prevenção é sempre o melhor caminho.

São ações desta natureza que justificam a necessidade do político no dia a dia da população e da cidade, numa parceria harmônica entre os poderes, sempre despido da vaidade de quem é o principal protagonista. A política do povo e para o povo precisa de ações simples e que, de fato, resultem em benefício real para a população.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments