“EnvelheSer” oferece diversos serviços gratuitos para idosos

por Maisy Pires
15/01/2021 16:58 (Última atualização: 15/01/2021)

Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Desde outubro de 2019, os idosos de Paranaguá contam com o Centro de Convivência da Pessoa Idosa – EnvelheSer, um programa desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Assistência Social e Saúde do município.  

De acordo com a secretária de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva, o espaço tem como objetivo suprir a demanda da população com 60 anos ou mais. “Deixamos de ser um país jovem e passamos a ter um aumento da população com 60 anos ou mais (idosa). A criação do EnvelheSer foi pensada para dar resposta e suprir a demanda da nova caracterização da população brasileira”, explicou a secretária. 

Os diversos serviços ofertados pelo programa são gratuitos. “Os serviços são gratuitos e voltados para as áreas social, de saúde e jurídica.  Serviço Social – atendimento e acompanhamento; assistência sócio jurídica (orientação); fisioterapia; serviços médicos; exames laboratoriais e eletrocardiograma. Além de curso de suporte básico de vida; hidroginásticas; atividades físicas monitoradas e palestras educativas”. 

Segundo Gisele, parte da equipe que atende no local atendem nos asilos do município. “O quadro clínico é composto de profissionais contratados pela empresa que desenvolve o programa, sendo que parte da equipe também presta serviço nos asilos do município:  São Vicente e Perseverança”. 

Ela ressaltou também que é possível acompanhar algumas atividades nas plataformas digitais. “Também são ofertados nas plataformas digitais orientações nas áreas de serviço social e jurídica, bem como palestras e aulas de alongamento através do link https://youtube.com/c/ProgramaEnvelheSer“.

Quem pode participar  

Gisele informou que o programa atende todas as classes sociais. “O EnvelheSer é destinado para as pessoas com 60 anos ou mais, sem restrição de renda, de modo que a abrangência dos serviços possa atender as diversas classes sociais nas quais os idosos estejam inseridos, assegurando seus direitos preconizados pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10741/02), a Tipificação Nacional de Serviços Sociassitenciais (Resolução 109/2009) e  conforme  dispõe a Política Nacional de Saúde para Pessoa Idosa (Decreto 2.528/2006)”. 

Os interessados devem ir até o local para realizar o agendamento. 

  • Endereço: rua Manoel Bonifácio 256, Centro Histórico 
  • Horário: das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30 
  • Documento necessário: documento pessoal (RG) e cartão SUS para cadastramento e agendamento da acolhida no Serviço Social e posteriores encaminhamentos 
  • Mais informações: www.programaenvelheser.com.br ou pelo fone (41) 3721-5777. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments