Mais de 200 crianças participam de aulas de handebol em Paranaguá


Por Diogo Monteiro

Mais de 200 crianças participam do projeto Mini-Handebol em Paranaguá. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

O esporte parnanguara recebeu, nas últimas semanas, importantes investimentos que beneficiaram atletas que levam o nome da cidade para diversas competições estaduais, nacionais e até internacionais, por meio das Associações e Projetos Esportivos de Paranaguá.

Entre as várias modalidades, há destaque para o Handebol, que disputa competições federadas, conquistando títulos e representando a Cidade Mãe do Paraná em diversos campeonatos. Dentro desse panorama, existe um trabalho de iniciação à modalidade, conhecido como Projeto Mini-Handebol, desenvolvido em parceria com a Associação de Handebol de Paranaguá (AHPA) e secretaria municipal de Esportes (Sespor).

Pedro Miguel Pasczko, treinador e coordenador do Projeto 7 Metros, falou sobre o trabalho desenvolvido com as crianças que conhecem e praticam o esporte em Paranaguá. “O Nosso projeto é chancelado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), os treinamentos acontecem no Jardim Samambaia na quadra esportiva da escola Edinéa Garcia e no Jardim Guaraituba, na escola Nascimento Júnior”, disse o treinador.

Pedro Miguel Pasczko, treinador e coordenador do Projeto 7 Metros. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

A iniciação ao esporte começa com crianças entre 5 a 10 anos, passando por um processo de adaptação à modalidade e, consequentemente, chegando a disputar competições por categorias. “Ao todo, temos quase 200 alunos entre crianças e adolescentes. As crianças de 5 anos começam a entender como funciona a modalidade, de uma forma mais leve e adaptada para o seu tamanho, com o objetivo de que elas criem gosto pela prática esportiva. Dos 10 anos em diante elas já ingressam no handebol de fato, onde cobramos mais trabalhos específicos e táticos, preparando-os para as competições por categorias”, informou.

Os alunos que participam do projeto, além de se inscreverem de forma gratuita, também recebem uniformes e materiais básicos para realizarem os treinos, que acontecem diariamente nos polos. “Nossos alunos são aqui da comunidade, justamente por questão de localização dos polos. Assim que elas terminam seu ciclo de estudo e vão para outra escola, elas continuam conosco, mas já em uma outra fase quando trabalhamos com os adolescentes de 13 a 18 anos. É o mesmo caminho para os alunos do polo do Nascimento Júnior, que saem da iniciação e, mesmo estando em outra escola, seguem com seus treinamentos dentro do projeto”, frisou.

Pedro aproveitou para convidar as crianças e adolescentes para participarem do projeto e destacou que a inscrição é rápida e sem burocracia. “Quem quiser conhecer e participar dos nossos treinamentos é muito fácil, nos procure nos polos tanto aqui no Edinéia ou no Nascimento Júnior; no mesmo dia eu faço a matrícula da criança e não tem custo nenhum. Eles vão receber camisa, calção agasalho e terão todos os itens para treinamento. Para os menores tudo é adaptado para que o aluno se sinta bem e incluído em todas as atividades realizadas dentro de quadra”, finalizou o professor.


Confira os dias e horários dos treinamentos nos polos:

Escola Municipal em Tempo Integral “Profª. Edinéa Marize Marques Garcia” – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Escola Municipal em Tempo Integral “Nascimento Júnior” – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Sair da versão mobile