Exposição inédita de museu que é sucesso na capital chega ao Litoral neste sábado (28)


Por Flávia Barros Publicado 25/01/2023 às 23h51 Atualizado 18/02/2024 às 03h26

Uma porta de carro atingida por tiros, células de órgãos humanos podendo ser observadas em um microscópio, equipamentos que parecem extraídos de filmes policiais, conjuntos utilizados para confeccionar retratos falados de criminosos. Tudo isso faz parte da exposição inédita do Museu de Ciências Forenses, um dos grandes sucessos de público, em Curitiba, que começa neste sábado (28), será gratuita e vai passar por Matinhos, em Caiobá (dois locais diferentes) e Praia Central de Guaratuba. A mostra, trazida pela Polícia Científica do Paraná, permitirá que os visitantes conheçam de perto peças anatômicas, maletas utilizadas em locais de crime, detectores de metal, equipamentos para extração de dados de celulares, munição e objetos com impactos de disparos de arma de fogo, como uma porta de carro com marca de bala.

DA CIÊNCIA ÀS BRINCADEIRAS

Mas o contato com o mundo da perícia criminal não para por aí. Durante o evento, também ficará disponível para consulta um microscópio em que moradores da região e veranistas podem ver lâminas preparadas com pequenas amostras de células de órgãos humanos.
E para quem pensa que a polícia só fala sobre assuntos da profissão e atividades também, vai se surpreender e se divertir com a parte mais “leve” do evento, pois a Polícia Científica ainda oferecerá uma programação para toda a família, incluindo o público infantil, que poderá participar de atividades lúdicas como pintura e caça-palavras.
A ideia é poder mostrar para a população a importância do trabalho da Polícia Científica. Será uma pequena amostra do universo pericial, com objetos realmente retirados em locais de crime. Esperamos que a população compareça para conhecer o nosso trabalho, que ajuda o sistema de Justiça“, contou a diretora do Museu de Ciências Forenses, perita Fabíola Schutzenberger Machado.

Maleta usada por peritos para examinar locais de crimes será uma das peças expostas na mostra. Foto: SESP-PR

ONDE E QUANDO

A exposição está programada para três datas:
28/01 – Caiobá: Av. Atlântica, número 2120
11/02 – Guaratuba: Praia Central
18/02 – Caiobá: em frente ao Sesc Caiobá
Horário: das 14h às 19h

GOSTINHO DE QUERO MAIS

Museu Paranaense de Ciências Forenses fica em Curitiba e foi inaugurado há três meses, em outubro de 2022. Foto: SESP-PR

Quem visitar a exposição, também verá a explicação sobre como funciona a visita ao Museu de Ciências Forenses e ao antigo necrotério, ambos em Curitiba. A visitação ao Museu de Ciências Forenses, no bairro Tarumã, acontece sempre na última segunda-feira do mês, das 9h às 16h. Já no antigo necrotério, no Centro da capital, serão liberadas a partir de fevereiro, sempre na última quinta-feira do mês, às 19h.