Farmácia Municipal e Central de Abastecimento Farmacêutico são inaugurados em Paranaguá


Por Assessoria de Imprensa Publicado 28/07/2022 às 15h05 Atualizado 17/02/2024 às 13h48

Na última quarta-feira (27), a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a Farmácia Municipal “José Reis de Freitas – Seu Juquinha” e a Central de Abastecimento Farmacêutico, na Vila Divineia.

O prefeito Marcelo Roque lembra que Paranaguá conta, de forma descentralizada e estrategicamente localizada, com quatro pontos de dispensação: em Alexandra, na Ilha dos Valadares, agora na Vila Divineia e no Centro com a farmácia Ivo Petry.

“Com a inauguração da nova farmácia conseguimos abranger as regiões de Paranaguá e atender de forma descentralizada a população que busca pela assistência farmacêutica gratuita”, destaca o prefeito. “A partir de agora também teremos um ambiente maior e ideal para abrigar o CAF com profissionais que atuam na dispensação de medicamentos pelo SUS em Paranaguá”, acrescenta Marcelo Roque.

O investimento em adequação e mobiliário é de R$ 650 mil aproximadamente. “Estamos descentralizando as farmácias municipais. Desta forma, a população de Paranaguá poderá buscar seu medicamento gratuitamente mais próximo de sua residência e sem a necessidade de se dirigir a uma unidade básica de saúde, em meio aos atendimentos de pacientes para adquirir a medicação indicada pelo médico”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A secretária comemora ainda o novo e mais amplo espaço para a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). “É neste ambiente que ficam concentrados os medicamentos que seguem para as farmácias e UPA para atendimento da população e este novo local é mais amplo e adequado para o armazenamento, recebimento e retirada de medicamentos”, detalha.

Para a dispensação de medicamentos, o paciente realiza a consulta médica em uma unidade pública de saúde. Com a receita médica em mãos e com documentos do paciente, basta se dirigir a uma das quatro farmácias. A receita precisa ser prescrita pelo médico que preste atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

REMUME

A Assistência Farmacêutica tem como objetivo garantir o acesso da população aos medicamentos e promover o seu uso racional. Para tanto, uma estratégia fundamental é a adoção da Relação Municipal de Medicamentos (Remume) preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1977. A seleção desses medicamentos baseia-se nas prioridades de saúde do Município, em critérios epidemiológicos, bem como na segurança, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade, na disponibilidade dos produtos e tem como base os medicamentos constantes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.

Participaram do evento, o presidente da Câmara Municipal, Fábio Santos, os vereadores Ezequias Rederd (Maré) e Oséias Bisson, a diretora geral da Fundação de Assistência à Saúde (Fasp), Everllin Guiguer, a primeira-dama e secretária de Gabinete Institucional, Amanda Roque, secretários municipais, profissionais de Saúde, população em geral e demais convidados.

HOMENAGEM

José Reis de Freitas, o seu Juquinha, nasceu em Paranaguá no dia 19 de agosto de 1910, filho de Cândido Eugênio de Freitas e Ana Reis de Freitas. Causou-se com “dona Penha” professora que deixou de exercer sua nobre profissão para acompanhá-lo na farmácia. Tiveram dois filhos, José Maria Faria de Freitas e Maria do Rocio Faria de Freitas.

Formou-se no curso de Farmacêutico em 1937. Em 1942, em sociedade com o doutor Roque Vernalha, fundou a Farmácia Paranaguense, logo após trabalhou na Farmácia Minerva para então, em setembro de 1958, fundar a tradicional Farmácia São José que ficou popularmente conhecida como a Farmácia do seu Juquinha.

Seu Juquinha faleceu em 11 de agosto de 2002 com 92 anos.

“É uma satisfação poder homenagear uma pessoa tão especial em Paranaguá que é o seu Juquinha. Ficamos muito felizes. Tenho certeza que em algum momento toda família procurou o seu Juquinha na farmácia. É uma grande alegria poder homenagear uma pessoa tão querida no município”, destaca o prefeito Marcelo Roque.

Lígia Cordeiro também destacou a homenagem ao “Seu Juquinha”. “Quando o prefeito Marcelo Roque definiu que seria Seu Juquinha, a opinião de todos foi unânime. Agradecemos muito a presença da família dele conosco e estamos muito felizes em homenagear uma pessoa tão marcante na cidade”, enfatiza.

Parentes de seu Juquinha participaram da solenidade. Sua filha, Maria do Rocio de Freitas Soriane não escondeu a emoção. “Quero agradecer ao prefeito e a todos os envolvidos na homenagem que hoje recebemos em nome do meu pai. A felicidade é muito grande”, diz emocionada.