Fenômeno halo solar chama atenção de banhistas em Matinhos

Imagens mostram uma espécie de círculo colorido em torno do sol.De acordo com a Somar, ele é causado por partículas de gelo em nuvens.

por Redação JB Litoral
22/01/2017 21:31 (Última atualização: 22/01/2017)

NULL

Fenômeno foi registrado por moradores e banhistas na manhã deste domingo em Matinhos (PR) (Foto: Gesele Portella de Lacerta / Arquivo Pessoal)

O fenômeno chamado halo solar, que se trata de um círculo colorido que se forma em torno do sol, chamou a atenção de várias pessoas em Matinhos, no litoral do Paraná, neste domingo (22). 

De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, o fenômeno tem bastante semalhança com o arco-íris e ocorre quando há nuvens do tipo “cirrostratus”, que se formam no alto da troposfera e contém muitos cristais de gelo. “Eles refratam a luz solar, decopondo a luz branca proveniente do sol entre as cores vermelha e violeta”, explica.
 

Fenômeno halo solar chama atenção de banhistas em Matinhos 2Halo solar é comum em épocas chuvosas, quando a luz do sol incide sobre os cristais de gelo que ficam nas nuvens mais altas (Foto: Thais Kaniak / G1).
 

Por conta desta reação com a luz do sol, o arco-íris fica perceptível, normalmente durante o dia. Mas o fenômeno também pode ocorrer à noite, ao redor da lua. A diferença é que, nesses casos, o círculo não fica colocorido.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Os halos solares são comuns em épocas chuvosas.

Espécie de arco-íris em torno do sol também pode ocorrer à noite, no entanto, em torno da lua (Foto: Almir Alves / Arquivo Pessoal)Espécie de arco-íris em torno do sol também pode ocorrer à noite, no entanto, em torno da lua, e não fica colorido (Foto: Almir Alves / Arquivo Pessoal)

 

Fonte: G1 Paraná 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments