Direito das mulheres, igualdade e cultura são alguns dos temas debatidos em Festival de Paranaguá


Por Redação Publicado 11/03/2022 às 17h37 Atualizado 17/02/2024 às 03h39

Por Brayan Valêncio e Gabriel Santos

Ainda celebrando a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Paranaguá terá um encontro voltado ao gênero feminino e que discutirá temas como cultura, arte e política.

Denominado como 1º Festival Popular das Mulheres, o evento ocorrerá de forma paralela no Teatro Raquel Costa e na Praça do Guincho.

A proposta de criar o evento veio das conversas entre Joice Cardoso e Marianna Amaral, por meio da Produtora Cultural Rainha Maçã. A ideia principal é oferecer uma iniciativa diferente das usuais comemorações do mês de março, muitas vezes focadas em propor um único dia voltado aos tratamentos estéticos.

“Sempre falei com a Joice sobre como fazer um evento alusivo ao Dia da Mulher diferente do que é proposto, normalmente os eventos costumam ser como dia da beleza, prevenção de câncer de mama e sorteios. Pensamos em um evento popular, que alcançasse a realidade de todas nós mulheres trabalhadoras e o teatro está aberto para estas pessoas”, ressalta Marianna Amaral.

Mariana também ressaltou que as ações foram pensadas para os espaços abertos e fechados. “No ambiente interno acontecerá apresentações artísticas e grupos de discussão e no ambiente externo, que será na Praça do Guincho, acontecerá uma feira de artesãs e também teremos produtos orgânicos e atendimento com orientação jurídica para as mulheres”, explica.

Já confirmaram presença alguns coletivos como o Roda D’água, a Aliança LGBTQ+ e o Núcleo Marielle Franco do Instituto Federal – Campus Paranágua.

Imagem: Divulgação

Os eventos no teatro vão das 10h às 19h e a feira terá uma hora a menos de duração, indo das 10h às 18h.

Apesar de a participação ser gratuita, doações de itens de higiene para o projeto “Pobreza Menstrual” também serão recolhidos na data.