Fim da obrigatoriedade de máscaras em locais abertos é aprovada pela ALEP


Por Publicado 16/03/2022 Atualizado 17/02/2024
Medida foi à sanção do governador Ratinho. Foto: Ilustrativa JB Litoral

A medida que acaba com a necessidade de utilização das máscaras em locais abertos foi aprovada em 2ª discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) hoje (16).

O texto analisado revoga a lei de abril de 2020 que determina que todos os paranaenses devem utilizar máscaras quando estiverem em locais públicos. A regra não discutiu a utilização em ambientes fechados.

A análise, que já contava com a maioria governista, terminou com 45 votos favoráveis à medida enviada pelo próprio governador Carlos Massa Ratinhos Júnior (PSD). Houve ainda 5 votos contrários e uma abstenção.

Com a aprovação em larga escala, foram realizadas outras duas sessões para que o projeto fosse definido como texto final e, consequentemente, pudesse ir à sanção do governador.

Com essa mudança, cabe a Ratinho estipular quais os locais em que o acessório será necessário, a expectativa é que a medida ainda valha em repartições públicos, por exemplo.

Governador já tinha anunciado mudança

Ratinho Júnior já havia cogitado acabar com as máscaras logo após o Carnaval. A expectativa do gestor era em relação aos índices de contaminação após o feriado prolongado.

Com 15 dias passados da data festiva, os dados da pandemia se mantiveram estáveis, o que deu embasamento as autoridades para seguir firme na decisão de reduzir as medidas de biossegurança.

O JB Litoral segue acompanhando a definição sobre o fim da obrigatoriedade das máscaras. Se houver a aplicação da lei ainda hoje, essa reportagem será atualizada.