Funcionários do Hospital de Matinhos são imunizados com a primeira dose da CoronaVac

por Redação
27/01/2021 19:05 (Última atualização: 27/01/2021)

Funcionários foram imunizados conforme plano de vacinação municipal. (Divulgação/Secretaria de Saúde de Matinhos)

Por Marinna Protasiewytch

Nesta semana todos os funcionários, dentro dos critérios adotados para a prioridade de imunização, do Hospital Municipal Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Conforme informado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), no plano estadual de imunização, serão parte do grupo prioritário para vacinação “trabalhador de saúde [aquele que] desenvolve diferentes funções em ambientes diversos, e não exclusivamente na assistência ao usuário de serviços de saúde”. Ou seja, funcionários administrativos e técnicos de hospitais e unidades de saúde também fazem parte da lista de prioridades.

Neste caso, além de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, outros profissionais administrativos e que auxiliam na estrutura e atendimento do hospital também foram imunizados.

Denúncia

Na tarde desta quarta-feira (27) o JB Litoral recebeu uma denúncia sobre uma possível fraude e fura fila na vacinação em Matinhos. Conforme relatos publicados na internet e enviados à redação, o profissional de cargo comissionado, Rodrigo Gustavo Lourenço, teria recebido a primeira dose da vacinação de forma errônea.

Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura de Matinhos informou que o funcionário em questão faz parte da lista de prioridades. “A Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos vem a público informar que adota critérios rígidos acerca da aplicação das cargas vacinais contra a COVID-19. Registra-se que o funcionário, Rodrigo Gustavo Lourenço, exerce a chefia do setor de manutenção, limpeza e almoxarifado do Hospital Navegantes, respondendo por todo processo de limpeza e desinfecção do complexo hospitalar. Portanto, está claramente elencado entre os profissionais da linha de frente no combate ao COVID-19”, afirma a nota assinada pela enfermeira e diretora de Avaliação da Atenção à Saúde de Matinhos, Cleonice dos Santos Ferreira e por Rene Crepaldi Júnior, coordenador geral da UPA e diretor médico da Secretaria Municipal de Saúde do Município.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Procurado, Rodrigo Lourenço apenas confirmou o que foi amplamente divulgado pelos órgãos oficiais, afirmando que teria sido vacinado, assim como todos os demais membros do hospital, por estar dentro dos critérios estabelecidos para tal.

A Secretaria de Saúde de Matinhos prometeu enviar uma listagem oficial para informar quem são as pessoas imunizadas até agora e suas funções no município, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos retorno da solicitação, que segundo a assessoria de imprensa deveria ser respondida até o fim da tarde desta quarta.

Em nota, a secretaria ainda esclareceu que está “buscando ampliar a seriedade e transparência e está preparando relatório de todos os imunizados no município e divulgará a lista completa no site da Prefeitura de Matinhos (www.matinhos.pr.gov.br) , com atualização diária, para que toda a sociedade tenha acesso às informações do avanço do processo de imunização”.

Quem está sendo vacinado agora?

Segundo a nota da Secretaria de Saúde, a vacinação já está sendo feita em atualmente em profissionais da saúde e também trabalhadores envolvidos com o atendimento aos contaminados e de suas necessidades básicas, como estrutura, refeição e limpeza.

“O município está na fase de imunização de todos os profissionais de saúde, e dos diretamente envolvidos no combate à COVID-19, uma vez contemplados todos os profissionais de saúde em grau de exposição primária e secundária. A Secretaria de Saúde que continua mantendo rigidez na fiscalização do processo de prioridade para vacinação no Município de Matinhos”, finalizou a pasta.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments