Cidades

Futuros guardas civis municipais de Paranaguá começam curso de formação; reforço do efetivo chegará em 6 meses

Turma é composta por 37 alunos e receberá formação em academia que já é referência no litoral
Por Flávia Barros
03/08/2022 13:19 |
Atualizado em 2 semanas atrás

A Academia de Capacitação de Ensino e Formação da Guarda Civil de Paranaguá (ACADGCM) começa, nesta segunda-feira (1º), a formação dos 37 futuros agentes da Guarda Civil Municipal da cidade. Eles foram os selecionados no concurso iniciado em novembro de 2019, com as provas teóricas, em que quase 12 mil inscritos participaram. A aula inaugural do curso aconteceu na última sexta-feira (30), na academia que fica na rua Maneco Viana, bairro Raia, e já é referência em segurança pública do Litoral.

SEIS MESES


Durante a aula inaugural, o comandante-geral da GCM de Paranaguá, Leônidas Martins Júnior, conversou com o JB Litoral enquanto os alunos recebiam as primeiras instruções. “A partir desta segunda-feira (1º) eles passarão por seis meses nesse curso de formação em nossa academia. Desses, os melhores ficarão para poder fazer uma segurança pública digna e de qualidade para os nossos parnanguaras”, disse.

Já o comandante da ACADGCM, GCM Gonçalves, ressaltou a importância da capacitação completa pela qual os candidatos passam. “Essa é a nossa 11ª turma. O que antes era um sonho, hoje é realidade, a GCM podendo formar os novos alunos que estão chegando. Desde 2017 também já formamos guardas de Pontal do Paraná, e os de Matinhos estão vindo fazer os cursos de armamento e tiro com a gente. Mas, o intuito de termos esses alunos em nossa academia, é o de colocar um bom policial na rua, para servir à população, para fazer um serviço de excelência, tendo sempre em mente de que o nosso patrão é a população”, afirmou ao JB Litoral.

O secretário municipal de Segurança Pública, João Carlos Silva, fez questão de estar presente durante a aula inaugural na Aula Inaugural da GCM. “Muitos gostariam de estar sentados naquele banco, mas, esses poucos, que farão uma diferença muito grande na sociedade, conseguiram. O meu pedido é um só: que haja comprometimento com a segurança público do município, que eles possam, em janeiro, terem orgulho de sua farda azul e protegerem nossa população parnanguara”, comentou.

Futuros guardas civis municipais de Paranaguá começam curso de formação; reforço do efetivo chegará em 6 meses, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
Turma que começa formação na ACADGCM tem 37 alunos, 30 são homens e 7 mulheres. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral


FORMAÇÃO COMPLETA


Dos 37 que venceram todas as etapas, até o início da formação, são 30 homens e 7 mulheres. Por lei, pelo menos 20% das vagas devem ser destinadas às mulheres. Segundo a GCM, nos 6 meses do Curso de Formação de Guardas Civis (CFGC), com carga horária prevista de 1.360 horas, cada aluno será avaliado em alguns quesitos, tais como disciplina e assiduidade. Nas matérias, a média para aprovação é nota 7.  

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Futuros guardas civis municipais de Paranaguá começam curso de formação; reforço do efetivo chegará em 6 meses, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná

Serão 42 conteúdos: Estatuto Geral das GCM, Lei Federal 13.022/2014; Ordem Unida; Defesa Pessoal Policial, Karatê, Combate com Tonfa; Condicionamento Físico; Jiu-jitsu; Código de Conduta da GCM e Estatuto do Servidor; Ética, Direitos Humanos e Cidadania; Natureza Jurídica e Posição Institucional da GCM; Relações Humanas; Políticas de Segurança Pública; SUSP (Sistema Único de Segurança Pública); Gestão Integrada da Segurança Pública Municipal; Policiamento Comunitário; Violência e (in)segurança pública; Movimentos Sociais; Mediação de Conflitos; Atividade Sociopedagógica da GCM; Ordenamento do Trânsito, Comunidade Escolar e entorno; Identificação veicular; Preservação Ambiental; Técnicas e Procedimentos Operacionais Padrão; P.O.P. Defesa Civil; P.O.P. Vídeo Monitoramento; P.O.P. Radio Comunicação; P.O.P. Maria da Penha; P.O.P. Patrulhamento; Noções Básicas de Primeiros Socorros; Prevenções e Combate a Incêndios; Salvamento Aquático; Legislação; Uso Diferenciado da Força; Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo; Emprego Tático da arma de fogo e munições, Teórica e Prática; Táticas de CQB e Táticas Policiais; Conduta de patrulha;  Combate Veicular; Bloqueio e Escolta Policial; Direção Tática; Noções de Segurança de Autoridade; Segurança no Trabalho; Atividades Extra Classe; Saúde do Trabalhador; e, por fim, Estágio Operacional Supervisionado.


EXCELÊNCIA RECONHECIDA


Além da formação e capacitação dos agentes de municípios do litoral, o espaço criado para aprimorar o serviço da Guarda Civil Municipal de Paranaguá também já capacitou as corporações de cidades da região metropolitana de Curitiba, a exemplo de Pinhais, São José dos Pinhais, Mandirituba e Fazenda Rio Grande.

A Academia capacitou, ainda, os guardas portuários, que haviam perdido o porte de armas em 2015 devido à falta de capacitações e treinamentos. Os agentes que combatem a criminalidade na faixa portuária passaram pouco mais de quatro anos sem poder portar armas.