GCM de Paranaguá dá aulas gratuitas de Elétrica Predial a jovens e adultos do Litoral

por Redação JB Litoral
03/12/2019 13:57 (Última atualização: 24/02/2020)

Há mais de 18 anos o Guarda Civil Municipal de Paranaguá, Aldeci Alaxandre, ministra aulas gratuitas de Elétrica Predial a fim de capacitar jovens e adultos de todo o Litoral. O projeto “Preparando o Jovem para o Futuro” já formou mais de 500 alunos das sete cidades da região.

Atualmente, as aulas acontecem na Ilha dos Valadares e as próximas turmas deverão ser iniciadas a partir da segunda quinzena de janeiro, na 2ª Igreja Cristo que Liberta, nos Valadares. Serão três turmas, com no máximo 35 alunos cada, a partir de 14 anos de idade. Não existe limite máximo de idade e o curso é aberto para ambos os sexos.

A história de Aldeci com a elétrica predial começou há 30 anos, quando se formou como Eletricista pelo SENAI. “Desde o primeiro momento já comecei a trabalhar na área. Quando precisava de ajuda, convidava amigos para trabalhar comigo e comecei a ensinar, foi quando peguei gosto pelo ensino”, relembra. A partir daí, ele buscou a formalização e certificação de suas aulas.

Na última turma formada, em outubro, a certificação foi fornecida pela empresa Proelman Eletromecânica, que também premiou cada um dos 16 alunos formandos com um kit de ferramenta. “Isso se chama resultado, não tem dinheiro que pague as pessoas se doando e ajudando. Tudo o que é da parte elétrica, como fiação e ferramentas, é muito caro, então ter recebido essa doação foi muito bacana”, diz Aldeci.

Ele conta que seu objetivo, desde o início, sempre foi o de atingir pessoas em vulnerabilidade social, que não têm condições financeiras de bancar um curso particular. “O projeto é a associação da inclusão social e a oportunidade da pessoa ter um emprego. Muitas vezes, um pai quer dar um curso para o filho, mas não tem condições, porque por menos de R$ 1000 não se encontra esse curso de eletricista no mercado. Faço voluntariamente para dar chance àquele que não tem possibilidade de pagar”, explica.
 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Oportunidade de emprego
 

Segundo ele, a área de elétrica tem oferecido muitas oportunidades de emprego e renda. “Basta saber fazer e ter um pouco de credibilidade”, afirma.

O curso tem duração de três meses, com uma aula semanal de três horas. Aldeci esclarece que as aulas são 100% práticas e que, até mesmo durante o curso, os alunos conseguem emprego na área. “Não tem como não se interessar e não aprender. Antes mesmo de terminar, o aluno já está fazendo serviço, o tradicional bico, porque se ele não está trabalhando formalmente em uma empresa, mas tem uma profissão e dá para ganhar o próprio dinheirinho”, diz.

O professor conta, com orgulho, que vários ex-alunos trabalham na área e, inclusive, têm sua própria empresa no ramo da elétrica. “Um jovem foi meu aluno aos 14 anos e hoje cursa Engenharia Elétrica em Santa Catarina. É muito gratificante, pois foi uma sementinha que eu semeei e deu frutos, é resultado daquilo que foi semeado lá atrás. Ainda tenho muito por fazer, muitas pessoas para atingir, mas me sinto muito contente pelos resultados já alcançados”, conclui.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments