Governo do Estado define novas medidas para reabertura da Ilha do Mel

por Redação JB Litoral
27/08/2020 11:36 (Última atualização: 27/08/2020)

Foto/ArquivoAEN

O Comitê Estadual de Situações em Emergência em Saúde Pública definiu que a Ilha do Mel será reaberta aos turistas a partir de 20 de setembro. Para que isso aconteça, um protocolo foi elaborado para que todas as medidas sejam implementadas pela Administração Pública tanto de Paranaguá quanto de Pontal do Paraná, locais onde existem pontos de travessia para a Ilha.

A 1ª Regional de Saúde, sediada em Paranaguá, realizou reuniões com as secretarias municipais para a confecção em conjunto do documento no qual questões como a coleta de resíduos, normas de higienização, distanciamento social, a utilização de um sistema com cadastro dos visitantes e outros serviços foram discutidos. A realização de barreiras sanitárias em Paranaguá e na Ilha, e outros serviços para evitar o contágio da Covid-19 também constam como medidas preventivas.

De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, o setor empresarial já se prepara para atender a todas as normas e medidas apresentadas no protocolo de prevenção. “A rede hoteleira, agências de viagens e outros serviços do ramo turístico iniciaram suas programações de pacotes para a Ilha do Mel visando o futuro e a possibilidade do retorno do turismo na localidade”, diz.

Serão abertas ao turismo as praias de Encantadas, Fortaleza e Nova Brasília. A Ponta Oeste, que conta com uma comunidade nativa de pescadores, continuará fechada para visitação.

2ª TENTATIVA

Esta é a segunda tentativa de reabertura da Ilha do Mel. A ideia inicial do Governo do Estado era o local permitisse a volta dos turistas a partir do último dia 15 de agosto, porém, devido ao posicionamento contrário da maioria dos moradores, o processo não ocorreu.

Atualmente, de acordo com o decreto estadual vigente há seis meses, apenas moradores podem entrar e sair da localidade sem as restrições impostas pelo documento.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments