Destaques

Governo Federal inaugura novo Arquivo Histórico de Antonina

Por Redação JB Litoral
24/07/2014 00:00 |
Atualizado em 00:00

No último dia 16, o Governo Federal, através do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), inaugurou o novo Arquivo Histórico de Antonina. O acervo contém parte da história do Paraná e do Brasil que esteve mantido durante centenas de anos na cidade litorânea, e agora estará reunido em um prédio tombado, totalmente restaurado. Há uma coleção no acervo e reúne papéis advindos desde o século XVIII, contando um pouco da história inicial de Antonina.

Segundo a assessoria do IPHAN, os documentos contidos no Acervo Histórico, “guardam informações sobre a ocupação do litoral do Paraná, atos e decretos imperiais, escravidão, entre outros temas de interesse público. Os documentos foram restaurados e vão ficar disponíveis para consulta da população”, acrescenta. Além do benefício arquitetônico que o Acervo trará, haverá também um enriquecimento cultural da população litorânea, assim como mais uma atração turística para o litoral paranaense.

“O prédio que vai abrigar o acervo passou por uma readequação do espaço e climatização apropriada para receber os documentos.  O conjunto histórico e paisagístico da cidade de Antonina foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2012. Desde então, imóveis que estavam deteriorados passaram a ser revitalizados”, acrescenta o IPHAN.Tais fatos demonstram a preocupação do Governo Federal em prezar pela história do litoral paranaense.

A inauguração do Arquivo Histórico de Antonina vem de encontro justamente com o início do 24° Festival de Inverno de Antonina, algo que irá “casar” com a vinda de oficinas para o local, que será um centro de movimentação de estudantes e cidadãos. Com relação ao festival, o IPHAN afirma que no local haverão encontros “voltados para área de Conservação de Documentos em Suporte de Papel e Processos Fotográficos Históricos. O objetivo é incentivar e sensibilizar os estudantes, moradores e técnicos da municipalidade a zelarem pelo patrimônio documental”, finaliza.

Segundo a assessoria do IPHAN, a obra foi viabilizada “através de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas do Governo Federal, sendo iniciada em novembro de 2012”. O valor investido é de R$ 454.562,08 e “o projeto arquitetônico foi desenvolvido de acordo com os critérios usuais de intervenção em cidades históricas utilizados pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural”, afirma a assessoria.

O Arquivo Público de Antonina está localizado na Rua Heitor Soares Gomes, s/nº, no centro de Antonina.

Programação das oficinas

24 e 25/07 – 13h às 18h – Oficina II: Conservação do Suporte Papel – Ministrante: Vivian Busnardo

*Com informações do IPHAN