Guaraqueçaba chega aos 478 anos com festa, mas também com o desejo de mudar o estigma de cidade mais isolada do Paraná
Um dos lugares que primeiro teve contato com os colonizadores portugueses no Paraná, Guaraqueçaba completa 478 anos neste sábado (11). A cidade que viu a saga lusitana por explorar as riquezas naturais desse paraíso paranaense, presenciou as atrocidades do trabalho escravo, acompanhou a “evolução” da sociedade, mesmo que de longe, ainda que sempre com promessas de que o progresso chegaria, seja por mar, por estradas e por trilhos. Mas, inversamente proporcional às riquezas culturais e naturais, o tal progresso sempre demora mais a chegar na cidade mais antiga do Litoral, cuja energia elétrica “apareceu” há apenas 44 anos, e, ainda hoje, há localidades que dependem de geradores ou nem isso. Foi sobre esses, e outros percalços, que o historiador guaraqueçabano, José Carlos Muniz, ou apenas Zé Muniz, como é conhecido, escreveu a “Carta de Guaraqueçaba”. Em conversa com o JB Litoral, ele afirmou ser uma alegria poder exaltar as qualidades de Guaraqueçaba, mas também chamar a atenção para os problemas sociais.
“Na década de 1970 o pai se fixou em Guaraqueçaba, onde nasci e me criei. Hoje atuo mais em Paranaguá, mas escrever e fazer registros históricos sobre a minha cidade é o que mais fazemos. Escrever essa carta, no aniversário da minha cidade, é prazeroso, para celebrar e poder chamar a atenção para as nossas belezas naturais e culturais, mas também para os problemas sociais, é a nossa missão. Atrair os olhares e provocar a reflexão“, disse Zé Muniz. Confira a carta, na íntegra:
FESTA VAI ATÉ DOMINGO
Embora o município de Guaraqueçaba só tenha sido criado, de fato, séculos depois da data considerada como o aniversário, por meio da Lei Estadual nº 02, de 10 de outubro de 1947, em 31 de outubro do mesmo ano foi emancipado politicamente de Paranaguá. Mas, para os nativos, o que vale é a data do encontro de povos que originou a base da cultura local. Então, para festejar os 478 anos, a cidade preparou uma festa que começou nesta sexta (10) e segue até domingo (12).
MULHERES NA ABERTURA
Para marcar a semana das mulheres em grande estilo, uma programação voltada às mais de 370 participantes do programa Estrela do Mar, da secretaria de Ação Social de Guaraqueçaba (SMAS), abriu os festejos, em estrutura montada em parceria com o Senac para ressaltar a beleza das mulheres do projeto, com cabeleireiros, maquiadores e manicures. Depois, em conjunto com o Sesc, houve palestras e oficinas voltadas a assuntos como saúde da mulher e empoderamento feminino. Depois do dia diferente e justo para as guaraqueçabanas, às 19h, a abertura oficial dos festejos.
PROGRAMAÇÃO
Durante os três dias de festa a cidade promete agradar a todos os públicos, pois trouxe diversas atrações musicais, de variados estilos. Confira:
10 DE MARÇO – SEXTA-FEIRA
9h – Abertura da Praça de Alimentação
10h – Ação comemorativa Dia da Mulher – SMAS
11h – Programação Cultural – Pratas da Casa
16h – Competições Esportivas – Corrida Rústica
19h – Abertura Oficial da Festa
20h – Apresentação Let’s Dance – Marista Escola Social
21h – Desfile Garota Guaraqueçaba 2023
23h – Show Fernanda Liz
1h – Show Manga Lee
11 DE MARÇO – SÁBADO
8h – Ato Cívico
9h – Apresentação Orquestra Sinfônica de Antonina
10h – Competições Esportivas – Natação Masculina e Feminina
1100h – Programação Cultural – Pratas da Casa
13h – Competições Esportivas – Canoa a Remo Masculino e Feminino
22h – Show Edson & Hudson
23h – Show Pirotécnico
1h – Show Manga Lee
12 DE MARÇO – DOMINGO
9h Competições esportivas – Corridas de canoa Motor
13h Competições esportivas – Corrida a cavalo
14h Programação Cultural – Pratas da Casa
18h – Celebra Guaraqueçaba – Carreata
19h – Culto Ecumênico
20h – Show Daniel & Samuel
TRANSPORTE
Os táxis náuticos farão viagem por lotação da embarcação, todos os dias da festa, saindo de Paranaguá, das 8h às 19h.