Guaraqueçaba é a primeira cidade a iniciar vacinação de adolescentes


Por Publicado 13/09/2021 às 17h23 Atualizado 16/02/2024 às 13h12

A prefeitura de Guaraqueçaba anunciou na tarde desta segunda (13) que começará a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos a partir de amanhã (14). A medida de adiantamento ocorre em decorrência do recebimento de novas remessas da vacina ComRNAty da Pfizer/BioNtech.

A imunização acontece na principal Unidade de Saúde do município, já nas unidades de Superagui e Tagaçaba ocorrerá o agendamento nos próximos dias. É necessário levar documentos pessoais e o comprovante de residência, além de estar acompanhado de um responsável.

A cidade, que foi a primeira a atingir a faixa-etária dos 18 anos, também sai na frente na imunização do novo público esperado para a segunda quinzena de setembro. Segundo a prefeita Lilian Ramos Narloch (PSC) a cidade não tem casos positivos e tem conseguido manter o controle da pandemia.

Secretário da Saúde vê sucesso logístico

O secretário anunciou que amanhã inicia o processo vacinal de adolescentes dos 12 aos 17 anos. Imagem: Divulgação.

Em entrevista exclusiva ao JB Litoral, o secretário de saúde Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde, garantiu que o avanço ao novo grupo só é possível devido a logística e eficiência vacinal da cidade. “A boa gestão dos recursos, vacinas e insumos e o excelente desempenho das equipes da saúde que promoveram o avanço na vacinação da população de jovens a adultos, e o apoio da Secretaria do Estado de Saúde que disponibilizou estes imunizantes“, diz o secretário.

A cidade, que já tinha atingindo bons números entre os adultos, pretende agora aumentar ainda mais a população vacinal. “Guaraqueçaba já vacinou mais de 96% da população de jovens e adultos, porém nossos adolescentes de 12 a 17 anos tem grande atividade no município. Eles atuam como estagiários, menores aprendizes, participam de eventos esportivos e sociais e agora com a retomada as atividades escolares presenciais é imprescindível que estes munícipes estejam vacinados“, diz Thuca da Saúde ao prever que em 90 dias todo os adolescentes já devem estar imunizado.

O secretário também vê como positiva a forma com que a cidade se destacou na corrida da imunização, inclusive a nível nacional. “O panorama da vacinação em Guaraqueçaba vem se destacando nacionalmente desde o início das campanhas, é muito gratificante chegar a este marco, não somente da proteção por meio dos imunizantes mas dos números da Covid-19 no município. Seguimos desde 12 de junho sem nenhum óbito em decorrência do novo Coronavírus e desde o início do mês de agosto sem nenhum novo caso positivo“, diz.

Prefeita cita felicidade

A prefeita Lilian também comemorou poder ser vanguarda estadual na vacinação dos mais novos. “Quão gratificante é poder anunciar a vacinação dos nossos adolescentes e jovens. A prefeitura vem promovendo oportunidades para que eles possam se desenvolver por meio de estágios, investimentos na educação e esporte. Apesar dos números controlados da pandemia em Guaraqueçaba, nós ficamos com os corações aflitos quando eles precisam sair da cidade, como foi o caso dos torneiros esportivos do final de semana. Com esses imunizantes ficaremos mais tranquilos“, diz a gestora municipal que também afirma que todas as comunidades serão vacinadas, principalmente as ilhas e locais de difícil aceso.

Lilian também celebrou o recebimento de novas remessas e do apoio da sociedade que compareceu em peso ao local de vacinação. ”Esta é uma conquista de todos. Agradeço imensamente aos envolvidos, a nossa assessoria de comunicação que tem feito a informação chegar rapidamente à população, as equipes da saúde por seu empenho, ao gestor da pasta pela excelente administração e organização que nos permitiu chegar até aqui e ao governo do Paraná que por meio da 1º regional de saúde que vem disponibilizando estas doses ao município“, completa