Covid-19

Guaraqueçaba faz parte das 20 cidades com sucesso na vacinação contra Covid-19 no Paraná

Por Luiza Rampelotti
25/05/2022 20:10 |
Atualizado em 20:24

A experiência positiva de Guaraqueçaba na vacinação contra a Covid-19 garantiu que o município litorâneo se destacasse entre as 20 cidades com sucesso na imunização da população. Com isso, foi escolhida para integrar a 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que acontece em Campo Grande (MS), em julho.

Composta por 24 ilhas e mais de 44 comunidades insulares e terrestres, além de aldeias indígenas e comunidade Quilombola, a cidade enfrentou o desafio da pandemia de coronavírus com muito planejamento e gestão, conforme o secretário municipal de Saúde, Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde.

Nosso objetivo foi realizar a vacina em toda população: urbana, rural, ribeirinha, indígena e quilombola. Diante da realidade local, precisamos estabelecer estratégias e, para isso, organizamos as equipes em três fixas nas Unidades Básicas de Saúde (na sede, Tagaçaba e Ilha de Superagui) e as volantes para vacinação nas comunidades e domicílios”, explica Thuca.

Ele conta que foram destinados 11 veículos terrestres, seis embarcações marítimas e uma aeronave de apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas do Paraná para a realização da imunização. “Desta forma, percorremos os mais de dois mil quilômetros quadrados do município, buscando cada cidadão em todo território”, diz.

Quase 100% da população adulta imunizada


Uma vez que Guaraqueçaba foi contemplada com doses destinadas à população prioritária (ribeirinha, quilombolas, indígenas e idosos), o quantitativo de vacinas beneficiou boa parte da população já nas primeiras remessas de distribuição. Somado à estratégia de busca ativa e vacinação volante, a cidade chegou a quase 100% da população adulta imunizada.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Guaraqueçaba faz parte das 20 cidades com sucesso na vacinação contra Covid-19 no Paraná, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná

Os dados do município chamaram a atenção da imprensa e até de autoridades públicas, uma vez que as estratégias possibilitaram que a vacinação fosse rápida. Os resultados se encontram nos indicadores epidemiológicos, o último registro de óbito por Covid foi em junho de 2021 e, atualmente, temos apenas casos ativos com sintomas leves”, conta o secretário de Saúde.

Mostra “Brasil, aqui tem SUS


O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) tornou pública a relação das experiências exitosas do Estado que foram selecionadas para a 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, na sexta-feira (20). No total, foram inscritos 154 trabalhos e, destes, apenas 23 foram selecionados (20 dentro da Modalidade I e três dentro da Modalidade II).

Guaraqueçaba foi selecionada na Modalidade I e a seleção ficou a cargo de membros do corpo técnico do próprio Cosems-PR. Neste ano, a Mostra acontece em Campo Grande (MS), entre os dias 12 e 15 de julho, e é parte integrante do 36º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

“Ficamos muito felizes por termos tido o sucesso da vacinação em nossa cidade reconhecido e, agora, vamos apresentar nossa experiência na Mostra nacional. Parabenizo a todos os profissionais de saúde de Guaraqueçaba, que trabalharam com dedicação e amor para obter este grande resultado”, finaliza Thuca da Saúde.

  • Guaraqueçaba faz parte das 20 cidades com sucesso na vacinação contra Covid-19 no Paraná, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
  • Guaraqueçaba faz parte das 20 cidades com sucesso na vacinação contra Covid-19 no Paraná, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
  • Guaraqueçaba faz parte das 20 cidades com sucesso na vacinação contra Covid-19 no Paraná, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná