Guaraqueçaba passa a orientar moradores de Taquanduva no cuidado com animais


Por Publicado 26/07/2021 Atualizado 16/02/2024

A prefeitura de Guaraqueçaba está realizando mais uma ação para auxiliar moradores da Ilha de Taquanduva, uma comunidade que fica a 40 minutos de barco do município. A ideia é conscientizar as famílias locais da importância dos cuidados com os animais domésticos e auxiliar na higiene e cuidados sanitários da população. 

A Expedição Taquanduva do projeto do Barco Saúde Única teve por objetivo a territorialização, reconhecermos as necessidades da comunidade em relação aos animais e conversarmos sobre a importância da castração. Aproveitamos a oportunidade para levarmos rações, vacinas antirrábica e polivalente, além de anti-pulgas, carrapaticidas e vermífugos com a ideia de melhorarmos a saúde desses animais e para que possamos castrá-los com segurança na próxima ação. O projeto do Barco Saúde Única está voltando e no decorrer do ano pretendemos fazer uma ação por mês, tanto ações clínicas e coletas, como mutirões de castração”, diz o coordenador Aaron Ramathn.

O projeto é mais uma aproximação do município com as comunidades das ilhas regionais, na tentativa de ampliar a assistência governamental e o acesso dos moradores a cuidados básicos. A atenção da gestão da cidade é principalmente com a zoonoses, doenças infecciosas que são transmitidas de animais para humanos e que precisa de cuidados específicos para não ocorrer surtos. “Coletamos amostras de sangue dos animais e de seus tutores e também de amostras do solo para investigarmos quais zoonoses podem estar circulando na comunidade. Isso é saúde única, a inter-relação da saúde ambiental, humana e animal. Um único casal de gatos não castrados pode gerar até 80 mil descendentes em 10 anos, com os programas de conscientização sobre posse responsável, vacinação, vermifugação e principalmente castração, poderemos em um breve período ter um controle de zoonoses exemplar para o litoral”, explica o secretário de saúde, Alcendino Ferreira Barbosa, Tchuca da Saúde.

Prevenção e acompanhamento serão frequentes

A Ilha de Taquanduva faz parte do município de Guaraqueçaba e fica a 40 minutos de barco do município. Imagem: Prefeitura de Guaraqueçaba.

Para Thuca, desenvolver ações assim aproxima a população e cumpre o papel obrigatório do estado enquanto responsável por zelar e garantir acesso a higiene e saúde universal. “É um excelente projeto, tendo em vista que o controle de zoonozes é uma questão de saúde pública. A primeira vez que uma ação dessas ocorreu no município de Guaraqueçaba foi na gestão de 2014 da prefeita Lilian (PSC), no qual atuei como secretário de saúde. Na ocasião, voluntários do projeto Caiçara atenderam cerca de 400 animais. Com a retomada da prefeita Lilian ao executivo municipal, em 2020, e nossa equipe novamente na saúde, estamos firmando parcerias para dar continuidade aos atendimentos veterinários”, explica Thuca que garante que ocorrerão novas ações todos os meses.

Por Brayan Valêncio