Guaraqueçaba tem primeira pessoa vacinada contra a Covid-19

por Redação JB Litoral
19/01/2021 17:15 (Última atualização: 19/01/2021)

Por Marinna Protasiewytch

Na tarde desta terça-feira (19) o município de Guaraqueçaba recebeu as primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus. As ampolas com os vírus inativados chegaram de helicóptero e foram entregues ao secretário de saúde, Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde, e à prefeita Lilian Ramos Narloch, do PSC.

Por volta das 14h20 as caixas com as vacinas e insumos aterrissaram em solo guaraqueçabano. A aplicação da primeira vacina foi realizada na Unidade Básica de Saúde do município e destinada à enfermeira Josiane Correa Rocha Romano Nunes, de 28 anos. Ela trabalha na linha de frente de combate a Covid-19 e representou a população de Guaraqueçaba neste primeiro ato de imunização.

Guaraqueçaba tem primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 2

“É de extrema importância para nosso município a chegada da vacina, pois iremos imunizar nosso pessoal da linha frente ao combate do Covid-19 e os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde nesta primeira fase, dando assim mais segurança e proteção ao pessoal que trabalha dia a dia no atendimento a nossa população”, afirmou o secretário de saúde.

Segundo o secretário, a expectativa era por mais doses, mas a orientação e o quantitativo foi definido pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA). “Esperávamos um número maior de vacinas, porém, como houve uma nota técnica no dia anterior a essas disponibilidades dizendo o total de vacinas referenciados aos munícipios, reorganizamos o Plano Operacional, obedecendo o Plano Estadual e Nacional de Imunização com nossos Plano Municipal”, afirmou Thuca.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Para a prefeita Lilian Ramos Narloch, a estratégia é “primeiramente contar com o comprometimento e a orientação de todos para que as precauções com a doença continuem sendo tomadas. Depois, executar o plano de trabalho, com ações articuladas para que possamos proteger a nossa população”.

Lilian ressaltou mais uma vez que “neste momento o município segue o protocolo do estado e as dozes vindas serão somente para os grupos prioritários da primeira fase conforme determinação da SESA/Pr e Ministério da Saúde”.

Conforme o plano de vacinação estadual, a imunização será feita de forma escalonada e conforme os grupos definidos pelo MS e pela SESA.

Acompanhe abaixo o momento da chegada das vacinas em Guaraqueçaba

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments