Guaratuba começa a aplicar pedras doadas pela Portos do Paraná na pavimentação das ruas


Por Luiza Rampelotti Publicado 09/05/2022 às 14h07 Atualizado 17/02/2024 às 08h01

Em outubro do ano passado, a Portos do Paraná iniciou a remoção de rochas dos pontos mais rasos da Pedra da Palangana, com o intuito de evitar o encalhe de navios. Serão removidos 22,3 mil metros cúbicos do complexo de rochas subterrâneas, cerca de 12% do total da Pedra.

Os pedaços removidos estão sendo levados ao canteiro da obra para a britagem. Eles serão doados aos sete municípios do Litoral para a utilização em diversas obras, de asfalto à construção de edifícios.

Além de colaborar em mar, para a navegação, colaboramos em terra com a doação desse material que os municípios teriam que comprar”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A destinação das pedras às cidades litorâneas está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL). Guaratuba já começou a retirar sua parte: ela recebeu 2 mil metros cúbicos de pedras.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras já retirou 400 metros cúbicos de rochas. Para carregar essa quantidade de material, foram necessários 40 caminhões: 27 levaram a pedra de bica e 13 a pedra de rachão.

Essas pedras serão utilizadas em obras e manutenção de vias, na área urbana e rural da cidade. Uma parte das pedras serão utilizadas em dois pontos da rua Alexandre Correia para a ampliação da referida via”, explica o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Márcio Tarram.

Parceria

A parceria para a doação foi realizada em outubro do ano passado, quando a SEIL e a empresa pública Portos do Paraná se comprometeram com os 7 municípios litorâneos. As rochas doadas estão sendo retiradas da Pedra da Palangana, no processo de derrocagem em andamento no canal de acesso ao porto de Paranaguá.

Cada cidade receberá, aproximadamente, 3 mil metros cúbicos de material, que poderá ser usado em melhorias de pavimentação”, disse a SEIL, na época.