Guaratuba

Guaratuba e Morretes se unem para realizar manutenções nas estradas de Canasvieiras e Limeira

Por Luiza Rampelotti
18/07/2022 17:11 |
Atualizado em 4 semanas atrás

De acordo com a prefeitura de Guaratuba, o município e a cidade vizinha, Morretes, trabalharão em conjunto para realizar a manutenção das estradas rurais de Canasvieiras e da Limeira. Os prefeitos Roberto Justus (União) e Sebastião Brindarolli Junior (PSD) se reuniram, no dia 5 de julho, a fim de tratar sobre os primeiros passos para a elaboração de um convênio.

Na parceria, a prefeitura de Guaratuba será responsável pela execução dos empreendimentos, maquinário e insumos, enquanto a prefeitura de Morretes disponibilizará o material a ser utilizado nas obras de infraestrutura nas estradas, segundo o prefeito Roberto Justus.

As estradas de Canasvieiras e da Limeira ligam Guaratuba a Morretes, além disso, dão acesso às comunidades rurais, com muitas áreas de agricultura familiar. O caminho é feito por estradas de terra e há várias pontes sobre rios.

Somente em Morretes, o prefeito Junior Brindarolli conta que existem mais de 600 km de estradas rurais. Por isso, parcerias entre instituições e prefeituras são tão importantes para manter os acessos em condições transitáveis. Já Guaratuba possui, aproximadamente, 150 km de estradas rurais.

Em junho, o prefeito de Guaratuba assinou um convênio com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, referente à pavimentação de 4,5 km de extensão de estradas rurais com pedras irregulares por meio do programa Estradas da Integração, no valor de R$ 1,7 milhão. Além deste investimento, também há R$ 281,6 mil como contrapartida do município. Outro projeto, com recursos do governo federal, irá viabilizar a pavimentação de mais 4,5 km de estradas rurais na cidade.

Parceria deveria ter acontecido há muito tempo

Roberto Justus comenta que a parceria com a prefeitura de Morretes já deveria ter acontecido há muito tempo. “Canasvieiras e Limeira são duas regiões que ficam muito distantes do centro das cidades e, por conta disso, existe uma dificuldade muito grande de se chegar lá. Porém, quando Morretes e Guaratuba dão as mãos, tenho certeza de que podemos viabilizar isso”, diz.

Ele destaca que a união só foi possível devido ao apoio das duas Câmaras de Vereadores. Justus também afirma que, a partir de agora, a efetivação do convênio está nas mãos das Procuradorias de ambos os municípios e das secretarias municipais de Obras.

É uma grande parceria, onde Guaratuba entra com a mão de obra, maquinário e insumos, e Morretes entra com o material que vamos usar. Para sair do papel e virar uma realidade para todos nós, está nas mãos da Procuradoria e secretaria de Obras”, conclui o prefeito de Guaratuba.

O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, também enfatiza a união das Câmaras Municipais das cidades e das equipes de ambos os municípios que estarão envolvidos nos empreendimentos. Além disso, ele comenta sobre as regiões.

A estrada de Canasvieiras liga Candonga, em Morretes, à Guaratuba, e a estrada da Limeira liga o Morro Alto, Sambaqui, em Morretes, à Limeira, em Guaratuba. Essas foram apenas as primeiras negociações e faremos um trabalho em conjunto para atender as demandas dos moradores dessas regiões”, finaliza.