Guaratuba, Pontal e Matinhos continuam vacinando nesta segunda (13)


Por Marinna Prota Publicado 13/09/2021 Atualizado 16/02/2024
vacinação matinhos

O Ministério da Saúde confirmou o envio de 303.030 vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech nesta segunda-feira (13) ao Paraná. Parte dos imunizantes da 50ª pauta de distribuição serão entregue as sete cidades do litoral, através da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá e são destinados integralmente à aplicação de primeiras doses (D1). No entanto, a aplicação de doses segue nos municípios praianos, com cobertura acima dos 80%.

O município de Guaratuba aguarda mais doses para a aplicação nos grupos prioritários, no entanto a vacinação para pessoas com 21 anos ou mais, segundo o site da prefeitura, continua sendo feita e aguarda uma nova chamada. Ao todo a cidade já aplicou 38.519 doses, sendo 25.201 primeiras doses, de acordo com os dados do Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA).

Cerca de 400 doses foram destinadas a cidade, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, e para receber o imunizante, o morador deve se cadastrar no site vacinas.guaratuba.pr.gov.br e aguardar o contato das equipes de saúde. Todo o esforço está sendo centralizado em um único espaço para a aplicação, com hora marcada e poucas filas. A vacinação na Central de Vacinas do ginásio do Parque Municipal (Piçarras) ocorre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 20h, de segunda-feira a sexta-feira. 

Pontal do Paraná baixo idade

Já a cidade de Pontal do Paraná baixou a faixa etária e passou a vacinar pessoas com 20 anos ou mais nesta segunda-feira (13). A aplicação das primeiras doses ocorre no período da tarde e pela manhã estão sendo vacinadas as pessoas com o complemento do imunizante, para que tomou Pfizer, Astrazeneca ou CoronaVac. Segundo a assessoria de imprensa do município são poucas doses e a cidade aguarda o recebimento de mais algumas conforme o cronograma do Ministério da Saúde e da SESA.

Para receber a 1ª ou a 2ª dose é necessário levar um documento oficial com foto e comprovante de residência. Todo o processo está concentrado no Ginásio da Escola Saber da Ilha, em Praia de Leste. Das 9h às 16h, ocorre a imunização daqueles que devem receber a 2ª vacina, já a primeira aplicação está prevista entre 16h e 18 horas. O município possui ainda uma linha de ônibus exclusiva para a vacinação que passa nos principais pontos da cidade. Segundo dados do Vacinômetro o município já aplicou 32.636 vacinas no total, sendo 20.127 de primeira dose.

Matinhos segue com a aplicação, mas tem falta de doses

A cidade de Matinhos já atingiu a imunização completa de 13.404 moradores. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a aplicação da 1ª dose do imunizante segue ocorrendo mediante agendamento feito nas Unidades de Saúde Básica do município. No entanto, a aplicação da segunda dose dos imunizantes da OXFORD/ASTRAZENECA/FIOCRUZ estão suspensos por falta de vacinas. Quem tomou CORONAVAC/BUTANTAN e PFIZER segue podendo receber normalmente o complemento.

A destinação de vacinas ocorre através do Ministério da Saúde e depois é distribuída pela SESA de acordo com o protocolo e percentual de cada município. A cidade de Matinhos foi uma das que ficaram sem doses por algum tempo e depois conseguiram retomar a vacinação. A ausência do imunizante da Astrazeneca no MS é um dos fatores que tem causado a falta da segunda dose desse imunizante.