Guaratuba recebe ônibus para alunos de educação especial


Por Publicado 30/08/2021 Atualizado 16/02/2024

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) enviou à Guaratuba um ônibus para atender alunos da educação especial. A entrega aconteceu na última sexta-feira (27) no evento Educa Litoral, que reuniu todos os responsáveis pelas pastas educacionais dos municípios, que se encontraram para para trocar experiências sobre como cada município tem agido nessa retomada gradual das aulas presenciais e também para buscar uma maior interação entre os gestores das sete cidades da regional.

O ônibus já fazia parte da frota municipal, mas foi inteiramente adaptado e reformulado para atender o grupo de alunos com alguma necessidade básica. A ideia foi transformar o veículo em uma sala de aula adaptada. Para a secretaria de educação municipal, Fernanda Monteiro, o novo veículo chega em momento oportuno e será extremamente importante na tentativa de levar educação de qualidade para todas as crianças, independente de suas necessidades. “O projeto vai se chamar Saber Itinerante, com brinquedos, jogos e testes lúdicos voltados a educação especial. Pela primeira vez vamos conseguir levar esse projeto para a área rural. É uma forma de aproximação, já que uma das coisas que mais me chamou atenção foi o suporte que essas famílias precisam. Se já é difícil para os pais com uma criança saudável realizar o processo pedagógico, imagine para os responsáveis que tem uma criança seja com deficiência física ou intelectual“, ressalta a secretária.

Segundo Fernanda, notou-se que houve maior necessidade de acompanhamento durante os últimos dois anos, em decorrência do agravamento da pandemia e nessa tentativa de se aproximar daqueles que mais precisam, a prefeitura buscou alternativas, como é o caso do novo ônibus. “Em algumas escolas a gente trouxe esses pais para uma conversa para entendermos o que que a pandemia fez dentro dessas famílias. A gente sentiu muitas mães desestabilizadas e precisando de aconselhamento da família e aí começamos a pensar: o que a gente poderia fazer diferente?“, diz.

O veículo conta com diversas novidades e rodará por todas as áreas do município. Imagem: Divulgação / Secretaria de Educação de Guaratuba.

Novo transporte tem foco em inclusão

Com a temática sobre inclusão das diferenças em sala de aula cada vez mais em discussão, principalmente por pronunciamentos do Ministro da Educação Milton Ribeiro, que já declarou inúmeras vezes ser contrário a manter na mesma sala uma criança com necessidades especiais e alunos regulares, a Secretaria da Educação de Guaratuba vai no caminho oposto e busca cada vez trazer esses alunos para o núcleo da vida estudantil. “Quando você estimula a inclusão, quando você ensina todos os alunos a entenderem que essa diferença precisa ser recebida dentro na sala de aula e na sociedade, Com isso, ganham todos e não só a educação especial”, explica a secretaria Fernanda, que também ressalta que a novidade será benefíca para toda a população. “Esse ônibus é uma conquista da Secretaria de Educação. Ele está todo caracterizado com os motivos lúdicos que nos remetem a educação especial, ele também é um presente para os alunos e é um símbolo de inclusão para Guaratuba. Eu desejo que quando as pessoas vejam esse ônibus passar, elas entendam a importância de receber esses alunos e o quanto ganha nossa sociedade entendendo que isso faz parte do processo educacional e social“, comenta.

Diversas oportunidades em um único lugar

Outras necessidades que o veículos poderá suprir, para além de dificuldades motoras e cognitivas, está em levar para alunos que não podem ir a escola, um pouco da experiência de ser um estudante em um ambiente apropriado. “Além da gente levar nossas psicopedagogas, fonoaudiólogas e psicólogas até as escolas, nós vamos movimentar os alunos dentro dessas turmas e vamos para a área rural com esse ônibus. Além disso, o transporte terá uma característica emocional porque nós sabemos que alguns alunos da rede pública que estão passando por tratamento oncológico e nos achamos que essa vai ser uma forma de levar um pedacinho da escola até eles, porque pela questão da imunidade, eles não podem ir ao ambiente escolar“, explica Fernanda Monteiro.

Outro ponto levantado pela gestão atual, é a necessidade de se aproximar das famílias e compreender individualmente como é cada realidade daqueles que convivem com alguma dificuldade. “Eu fiz questão de ter esses profissionais da educação especial aqui na secretaria, para que a gente pudesse observar e corrigir aquilo que não estava permitindo que déssemos vazão ao fluxo de procura que hoje é muito alto. O objetivo era que conseguíssemos nos aproximar das famílias que foram as mais atingidas pela pandemia, já que eles passaram por todas as necessidades do último ano, agregado as situações e peculiaridades do seu filho“, explica a secretária, que também comenta a verdadeiro função da educação. “A hora que você se aproxima dessas pessoas, que você dá realmente um apoio psicológico, aí sim você está cumprindo o papel da educação, que não é puramente pedagógico“, conclui a gestora.