Guaratuba sai na frente com retomada das aulas e portal exclusivo

por Redação JB Litoral
08/02/2021 19:22 (Última atualização: 3 semanas atrás)

Mais de 300 professores e profissionais da educação participaram de treinamentos durante a primeira semana de fevereiro

Por Marinna Protasiewytch

O retorno às aulas tem sido uma das principais preocupações neste início de 2021. Segundo o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Nelson Werner Júnior, ele acontecerá tanto de maneira escalonada por faixa etária como de maneira híbrida, com aulas em vídeo online e presenciais.

Já dentro dos protocolos adotados pelo órgão de saúde, a cidade de Guaratuba tem se destacado no litoral do estado, uma vez que as movimentações que envolvem o treinamento e aprimoramento de profissionais e protocolos têm sido uma constante. Em entrevista exclusiva ao JB Litoral, a secretária de Educação do município, Fernanda Monteiro, explicou que nas duas primeiras semanas de fevereiro estão sendo realizadas atividades com os profissionais envolvidos com a volta às aulas, para padronizar o atendimento às crianças de maneira segura.

“Esses exercícios de capacitação que estamos fazendo, desenvolveram experiências com alunos, professores e no transporte coletivo. Nós realizamos também de forma online, para que a gente consiga atingir a totalidade de profissionais da educação”, ressaltou a secretária.

Além dos treinamentos, o município também fez a contratação de outros profissionais que devem auxiliar nos cuidados e atenção básica à prevenção do novo coronavírus. “A contratação de monitores, tem a finalidade de aferir a temperatura dos alunos, acomodá-los nos assentos e fazer a higienização com o álcool em gel, antes da entrada na frota. Esse foi um cuidado a mais que a prefeitura tomou. Eu vejo o nosso corpo técnico com muita humildade, mas também muita seriedade, enfrentando este desafio, demonstrando uma afinidade muito grande entre a Secretaria de Saúde e a de Educação, que são a linha necessária para que a gente tenha um retorno seguro”, detalhou.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

EducaGuará

Em tempos de dilemas educacionais e reestruturação de ensino, Guaratuba escolheu produzir e lançar um portal de educação online, para o acesso de alunos e pais, que terão contato com os conteúdos e informações pertinentes ao ensino dos jovens. O lançamento oficial acontece nesta sexta-feira (12), praticamente uma semana antes do início do ano letivo.

Guaratuba sai na frente com retomada das aulas e portal exclusivo 2
Secretária de Educação anuncia novo portal online para pais, alunos e professores, com lançamento na sexta

“Este portal da educação de Guaratuba terá conteúdos exclusivos, videoaulas, artigos, exercícios que podem ser impressos pelos pais, para que a gente tenha um reforço no nosso material remoto. Ele já contava com um material pedagógico desenvolvido pelas nossas equipes, mas que estava quase que na totalidade associado às aulas Paraná/município”, explicou Fernanda Monteiro.

A secretária disse ainda que “o objetivo é aproximar as nossas crianças das figuras que eles já conhecem, nossos professores da rede municipal, e dar visibilidade ao trabalho tão bonito realizado no interior destas escolas”.

A Rede Municipal de Ensino de Guaratuba atende 5.545 alunos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nas escolas municipais urbanas e rurais (Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano) e nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Especial (Ensino Fundamental e Educação Infantil).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments