Guarda Civil Municipal encaminha grileiro por crime de desmatamento

por Redação JB Litoral
18/10/2015 09:00 (Última atualização: 18/10/2015)

NULL

A Guarda Civil Municipal e sua divisão da Guarda Marítima e Ambiental tiveram bastante trabalho no início deste final de semana. Na sexta-feira (16), a Guarda Marítima e Ambiental prenderam um grileiro após constatar crime de desmatamento na região do Jardim Guaraituba. O caso ocorreu na rua Osvaldo Gonçalves Pereira, onde após realizar patrulhamento na região, a equipe da constatou que um homem dava continuidade a obra numa área de manguezal de preservação permanente. As equipes da GCM tiveram auxílio do Ministério Público, que alertou sobre o caso.

O homem, de 47 anos, foi conduzido à delegacia, onde foi elaborado um Termo Circunstanciado (TC) por crime ambiental e marcada audiência no Juizado Especial Criminal (Jecrim) para que sejam tomadas as providências necessárias.

Também no início da noite de ontem, a divisão de Patrulha Marítima e Ambiental da Guarda Civil – juntamente com a Polícia Militar do Paraná – prenderam, em Encantadas, na Ilha do Mel, 890g de maconha e 52 buchas de cocaína.

AVANÇOS

A Guarda Civil Municipal vem recebendo investimento tanto em frota e estrutura quanto no treinamento e aperfeiçoamento da tropa. Antes, as viaturas eram alugadas e hoje já são mais de 24 veículos entregues – entre motos, viaturas e micro-ônibus e caminhão para suporte nas ações de trânsito.

Há três meses, a primeira turma formada no curso de tiro dado pela PM do Paraná recebeu o porte de armas de fogo. Todos os guardas civis municipais aprovados nos testes irão passar pelo mesmo treinamento.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Vale ressaltar que – após a aprovação do Estatuto da Guarda Municipal, em âmbito Federal – a tendência é que a Segurança Pública seja cada vez mais municipalizada, atuando em conjunto com as forças do Estado (Polícia Militar e Civil).

Neste sentido, Paranaguá já estava treinamento sua tropa para o porte de armas de fogo quando o Estatuto foi aprovado.

O prefeito Edison Kersten parabeniza as equipes pela atuação e destaca os avanços da GCM. “Meus parabéns pelo trabalho que estão realizando, em conjunto com as demais forças de segurança, no intuito de promover a paz e a tranquilidade em nossa cidade”, salientou.

O secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, também ressalta o trabalho da tropa. “Agradecemos a confiança e o investimento do prefeito Edison Kersten e saliento o trabalho da nossa tropa, sempre pronta para atuar em favor de nossa sociedade”, salientou.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments