Guarda Portuária comemora 33 anos de atuação


Por Publicado 24/09/2020 Atualizado 15/02/2024

Nesta quinta-feira (24), a Guarda Portuária do Paraná comemora 33 anos de atuação nos portos de Paranaguá e Antonina. Desde 1987, a Unidade de Segurança Portuária (UASP) é responsável pelo controle de acesso de pessoas e veículos em toda área do Porto Organizado, que compreende a faixa primária e áreas alfandegadas. 

O chefe da UASP, Major Cesar Kamakawa, ressaltou a importância da categoria para a empresa pública Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina. “A Guarda Portuária é um importante braço de auxílio, tanto à Polícia Federal, quanto à Receita Federal nesses ambientes alfandegados, e as demais instituições de segurança pública nas áreas não alfandegadas, mas próximas a faixa portuária. Além de dar um grande suporte em eventuais situações de criminalidade às empresas do corredor de exportação”, disse o Major

Chefe da UASP, Major Cesar Kamakawa
(Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Kamakawa falou ainda sobre as conquistas ao longo dos anos. “Quero parabenizar a Guarda pelos 33 anos de muita história de trabalho, luta, vitórias, e estamos procurando sempre aprimorar os trabalhos com o apoio da presidência da Portos, na pessoa do diretor-presidente Luiz Fernando Garcia da Silva, que nos têm oportunizado a aquisição de novo armamento, munição para treino, equipamentos, viaturas novas, enfim. Diante desse cenário, a resposta de trabalho não poderia ser outro, se não uma eficiência muito grande, que se traduz em um elo de vínculo, também, com as demais instituições de segurança do estado e município”, completou. 

“Temos muito orgulho da nossa Guarda”, diz Luiz Fernando. (Foto: Maisy Pires/JB Litoral)

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o órgão tem assumido um papel de liderança. “Temos muito orgulho da nossa Guarda. Estamos nos esforçando para dar melhores condições para essa força tão importante para o funcionamento regular dos nossos portos. A Guarda Portuária tem assumido um papel de liderança, agindo como catalisador de ações estratégicas para garantir a segurança dos terminais paranaenses.”, destaca o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. 

Desde 2019, a autoridade paranaense realiza seminários e operações conjuntas com diferentes forças de segurança. São ações de combate ao tráfico de drogas, vazadas, assaltos à caminhoneiros e adulteração de cargas. 

33 anos de história 

Atualmente, a categoria conta com um efetivo de 96 funcionários (incluindo técnicos e agentes da UASP). O atual coordenador de Segurança e Patrulha, Ivan Plantes Machado, foi aprovado no primeiro concurso público, no dia 24 de setembro em 1987. 

Ivan foi aprovado no primeiro concurso público. (Foto: Maisy Pires/JB Litoral)

“Ao passar no concurso, nós não sabíamos ao certo qual era o trabalho, nós aprendemos a ser Guarda e fomos conquistando nosso espaço. Então, eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa história. Hoje o porto é referência nacional e internacional, com milhares de acessos diários.  Mesmo com este tamanho, temos um índice de criminalidade muito baixo e isso se deve ao trabalho da Guarda”, avalia. 

“Deixo o meu abraço para todos que entraram comigo e aos que continuam trabalhando, aos que já se aposentaram e aos familiares que sempre apoiaram, pois nós trabalhamos nas madrugadas, feriados, todos os dias, 365 dias por ano. Parabéns para todos nós”, completou.

Com informações da Portos do Paraná