“Guardas Civis são essenciais na segurança pública,” diz secretário Sgt. João Carlos


Por Publicado 03/09/2021 Atualizado 16/02/2024

Comemorado no dia 03 de setembro, o Dia do Guarda Civil é uma homenagem aos profissionais que auxiliam e protegem diariamente a vida e rotina dos cidadãos. Instituído em 1966, a data especial completa 55 anos com algumas mudanças primordiais para a qualidade e valorização do GCM.

Desde 1988, com a Constituição Federal, os Guardas Civis ganharam destaque e relevância por serem os responsáveis regionais pela “proteção de seus bens, serviços e instalações“, diz o parágrafo 8 que comenta sobre as competências das cidades.

Paranaguá é uma cidade que necessita fortemente do trabalho dos GCM’s devido a suas características locais e também seu tamanho desproporcional, se comparado a qualquer cidade do litoral. Em 2021 são 315 homens e mulheres contratados pela Prefeitura atuando na função de Guarda Civil Municipal.

Para o secretário de Segurança Pública de Paranaguá, Sargento João Carlos Silva, os GCM ganharam muito mais importância devido as mudanças de legislação ocorridas em 2014, através da lei 3.022 que instituía o Estatuto Geral das Guardas Municipais. “Antes eles só cuidavam de escolas, praças e outros. A partir da lei eles passaram a ter poder de polícia”, ressalta o secretário, que também vê como muito positivo o trabalho dos profissionais. “As Guardas vem fazendo um excelente trabalho, não só em Paranaguá, mas em todos os municípios do Brasil. Hoje, sinceramente, eu não vejo as cidades do país sem o apoio da Guarda Civil Municipal na segurança pública“, diz o Sargento João Carlos.

Melhorias recentes

Em Paranaguá, houve investimentos para “upgrades” e desenvolvimento nas condições de trabalho da categoria nos últimos anos, situação que melhorou a formação e facilitou que os agentes tenham uma qualificação ainda melhor. “Nós fizemos investimentos de aproximadamente R$ 23 milhões, seja em armamento, qualificação, coletes, viaturas e etc. Hoje a Guarda Municipal de Paranaguá tem uma academia que concorre com todas as outras Guardas do Brasil e até mesmo do estado“, ressalta o chefe da Segurança Pública do município.

O chefe da pasta que comanda a segurança municipal também acredita que mais mudanças estão a caminho e que as guardas terão cada vez um protagonismo maior. “A tendência é só crescer e em um breve espaço de tempo eu acredito que as GCM acabaram absorvendo aquilo que é dever do estado. Principalmente pela facilidade de adquirir equipamento e viaturas, por exemplo, que o processo é muito mais rápido que a nível estadual“, diz o Sargento João Carlos que também deixa uma mensagem aos profissionais. “Eu tô muito feliz pelo trabalho e pela equipe que eu tenho. O sucesso da Guarda de Paranaguá é de toda a equipe que realiza um excelente trabalho diariamente. Eu quero parabenizar e agradecer a toda Guarda Civil Municipal pelo seu dia, não só a de Paranaguá, mas a de todo o Brasil“, conclui.