Helicóptero auxilia no transporte de vacinas para as cidades do Litoral

por Redação
19/01/2021 15:29 (Última atualização: 19/01/2021)

A manhã desta terça-feira (19) foi marcada pela distribuição das vacinas da Covid-19 em todo o Estado do Paraná. Na principal cidade do litoral paranaense, em Paranaguá, o primeiro lote com 2.240 doses do imunizante chegou por volta das 11h da manhã, na 1º Regional de Saúde.

O ato histórico com a primeira vacinação na região ocorreu no início da tarde, na Unidade de Saúde Ezequiel Luiz Dias do Nascimento, no bairro Leblon, onde a enfermeira Andrea Gomes de Moura, que atua desde o início da pandemia na linha de frente, na vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, foi a primeira imunizada.

Já no início da tarde, o helicóptero Falcão 03 do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) aterrorizou no Aeroporto Santos Dumont, em Paranaguá, transportando as vacinas para os municípios de Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.

Guaratuba

Neste primeiro lote, Guaratuba recebeu 263 doses da vacina. “Estamos preparados e bem alinhados com a SESA. Nossa equipe participou da capacitação do Ministério da Saúde para que nosso pessoal esteja apto a participar da rede de comunicação de eventos adversos. Já estamos cadastrados em um novo sistema para avaliar a COVID, temos profissionais capacitados, salas de vacina com todo o equipamento que é necessário e câmaras de vacina, além de insumos necessários, como seringa e agulha, e a SESA também se comprometeu a enviar mais junto com as doses. Isso ocorreu nas outras campanhas e vai acontecer nessa também”, disse o secretário de Saúde do município, Gabriel Modesto.

Helicóptero auxilia no transporte de vacinas para as cidades do Litoral 2
Chegada da vacina em Guaratuba. (Foto: BPMOA)

Antonina

No total, a cidade de Antonina recebeu neste primeiro lote 127 doses, que serão aplicados nos profissionais da saúde que estão na linha de frente e grupos de risco. “Ainda estamos elaborando alguns protocolos para atendimento à população, sabemos que não serão muitas doses neste primeiro momento. A partir da chegada dessas doses nós já temos uma lista de quem vai tomar a vacina, vamos usar os meios de comunicação para fazer esse contato com todos os pacientes, por intermédio do WhatsApp e telefone”, disse o secretário de saúde do município, Odileno Garcia Toledo.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Pontal do Paraná

259 doses da vacina foram entregues ao município de Pontal do Paraná. A secretária da Saúde do Município, Carmen Moura, disse que o município tem salas de vacinação adequadas e que farão o remanejamento das equipes para esta ação.

Matinhos

Matinhos recebeu neste primeiro lote 249 doses. “O município de Matinhos está preparado para a realização da vacinação de COVID, tanto com a preparação da arena, quanto com a questão da estrutura drive-thru, como na capacitação de técnicos, locação de câmaras frigoríficas e todos os equipamentos necessários para a aplicação da vacina, bem como o treinamento da equipe técnica para a vacinação”, declarou o secretário de Saúde Paulo Henrique de Oliveira. 

Morretes

Já a cidade de Morretes recebeu um total de 42 vacinas, que deverão ser aplicadas também nos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate da Covid-19 no município. “Estamos com a equipe técnica preparada com insumos e local organizado e no aguardo do posicionamento da Secretaria do Estado para iniciarmos com a população, assim que um maior lote chegar”, explicou o secretário de saúde de Morretes, Vinicius Uyemura.

Helicóptero auxilia no transporte de vacinas para as cidades do Litoral 3
Chegada da vacina em Morretes. (Foto: BPMOA)

Guaraqueçaba

O município que conta com a maior dificuldade de acesso é Guaraqueçaba, mas isso não foi problema para o planejamento da chegada da vacina contra a Covid-19 na região. No total a cidade recebeu neste primeiro lote 81 doses, que deverão, assim como nas demais cidades, ser priorizadas aos profissionais da saúde que estão na linha de frente. “Estamos montando o cronograma de vacinação, vamos ter técnicos de enfermagem fixos em três unidades de saúde, no Lídio Michaud, Dispensário Bom Samaritano e na Sede Núcleo Integrado de Saúde”, disse o secretário Alcendino Ferreira Barbosa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments