Hemepar de Paranaguá sofre com redução de doação de sangue durante a pandemia


Por Publicado 18/10/2021 Atualizado 16/02/2024

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), tem passado por uma redução no número de doadores durante todo o período da pandemia. A situação é ainda mais agravante pela necessidade diária de se manter o estoque de sangue, já que, diariamente, há a demanda de pacientes que necessitem de transfusão.

Em entrevista ao JB Litoral, os responsáveis pela unidade informam que, além da pandemia da Covid-19, os casos de infecção pelo mosquito Aedes aegypti também foram responsáveis pela redução dos estoques. “A Covid-19 e a Dengue atingiram muitas pessoas da nossa cidade e região, o que causou uma diminuição impactante de candidatos à doação de sangue. O sangue não pode ser substituído por nenhum outro componente, sendo vital para pessoas que se submetem a procedimentos e intervenções médicas por quadros de anemia, hemorragia, leucemia, entre outros; para pacientes com doenças crônicas graves, como Doença Falciforme, Talassemia e Hemofilia. O sangue é imprescindível, também, para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades”, ressalta a unidade.

O Hemepar é o responsável direto por manter os estoques de sangue dos hospitais e clínicas conveniadas de toda a região litorânea e, por isso, é necessário que sempre haja movimentação de doadores, para que a necessidade seja cumprida. “Para auxiliar nessa demanda, algumas empresas e entidades implantaram uma campanha junto ao Hemepar Paranaguá, podendo encaminhar seus colaboradores ou grupos para fazer as doações de sangue de forma organizada e sistemática, repondo assim, os estoques necessários. Várias entidades têm campanhas implementadas, tais como, a Portos Paraná. A forma como se desenvolverá a ação e o encaminhamento dos candidatos, vai depender da conveniência e disponibilidade de cada local, dependendo sempre de um prévio agendamento conosco”, diz o Centro de Hematologia e Hemoterapia

ATENDIMENTO AGENDADO

A instituição informa que a melhor forma de doar sangue é por meio do agendamento, já que é possível conciliar os horários tanto do doador quanto da equipe e, com isso, evita que problemas como a demora ou a falta de equipe especializada ocorra. Além disso, é importante que não ocorram aglomerações e que o processo seja o mais tranquilo e agilizado possível, por isso, é importante que os cidadãos façam esse agendamento prévio.

Para agendar, é possível entrar em contato com o Hemepar pelo WhatsApp 3420-6663, que marca as doações, em decorrência da pandemia, para não haver aglomeração, bem como, para que o candidato não fique sem atendimento.

Os voluntários precisam seguir algumas regras, como ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade precisam estar acompanhados de responsáveis); estar bem de saúde, não apresentar coriza, resfriado ou outros sintomas respiratórios; caso tenha sido acometido por Covid-19 ou Dengue, é necessário aguardar 30 dias para realizar a doação; ter peso maior que 52kg; não utilizar nenhum produto ou remédio que possa impedir a doação, como medicamentos hormonais para reduzir a queda de cabelo, por exemplo; e se outros tratamentos, é necessário consultar um especialista.

O prazo para doar sangue em quem tomou vacinas contra a Covid-19 é de uma semana após a imunização. Também é necessário que no dia da doação o voluntário tenha dormido de 6h a 8h na noite anterior, além de estar bem alimentado e hidratado.