Cabo Leciane, da PM, recebe Menção Honrosa do Conseg Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 16/08/2022 às 20h35 Atualizado 17/02/2024 às 15h16

A cabo Leciane Oliveira Cruz, do 9º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (BPMPR), foi homenageada na noite desta terça-feira (16), pelo Conselho Comunitário de Segurança de Paranaguá (Conseg). A homenagem foi proposta pelo presidente do órgão, Jerri Ângelo de Souza, e entregue pelo vereador Wellington Frandji na sessão plenária da Câmara Municipal.

A Menção Honrosa representa o reconhecimento da comunidade pela iniciativa e gesto de bravura da policial militar que, na tarde do dia 3 de agosto (quarta-feira), mesmo estando de folga, ajudou uma família a se salvar de um princípio de incêndio em uma residência no Jardim Samambaia. Leciane conseguiu conter o fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros.

O presidente do Conseg Jerri e o vereador Wellington Frandji entregam a “Menção Honrosa” para a cabo Leiciane. Foto: Colaboração.

A cabo relembrou a situação e destacou que, por muito pouco, as chamas não consumiram outros materiais que estavam atrás da parede. “Eu estava de folga quando percebi muita fumaça na rua, assim que saí, vi que o muro da minha vizinha estava em chamas e com as labaredas altíssimas. Entrei em contato com os bombeiros, mas a ligação caía em Curitiba, acionei a central de operação da polícia e informei a situação. Enquanto isso, pedi para que a dona da casa, com o auxílio de uma mangueira de jardim, realizasse o resfriamento do muro para evitar que a chama atingisse a residência”, lembrou.

Os bombeiros chegaram e controlaram o incêndio e, segundo a cabo Oliveira, a sua vizinha agradeceu por ter sido avisada, pois não havia percebido o perigo que passava. “Ela me disse que estava em casa com as crianças e não tinha percebido o fogo e que, provavelmente, teria grandes problemas, porque em um espaço reservado na área de sua casa, havia um galão com combustível, o que poderia agravar a situação” contou.

A cabo agradeceu a homenagem e aproveitou para deixar um recado importante para a população. “Primeiramente agradeço pela menção, isso mostra que estamos à disposição da comunidade 24 horas. Outro ponto importante é para que as pessoas não se arrisquem nessas situações, neste caso, eu orientei a moradora para realizar um trabalho de forma segura e, às vezes, numa ação precipitada, outras pessoas poderiam sofrer ferimentos. Então sempre que possível acionem as equipes de emergência e aguardem socorro em um local seguro”, finalizou.