Idosos e trabalhadores do Lar Perseverança foram vacinados nesta quinta

por Redação JB Litoral
21/01/2021 17:02 (Última atualização: 21/01/2021)

Foto: Prefeitura de Paranaguá

Nesta quinta-feira (21) os idosos e trabalhadores na Instituição de Longa Permanência “Lar Perseverança”, em Paranaguá, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Atualmente, o lar abriga 67 idosos, 57 foram vacinados hoje e 10 serão vacinados posteriormente, pois testaram positivo para a doença.

Residente há mais de 25 anos, Cezarina Batista, de 71 anos, foi a primeira idosa a ser vacinada. Ao terminar a aplicação, ela soltou um “achei que ia doer”, e fez com que todos os presentes começassem a rir.

Idosos e trabalhadores do Lar Perseverança foram vacinados nesta quinta 2
Cezarina está no lar há mais de 25 anos. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Em entrevista ao JB Litoral, o presidente do Lar Perseverança, Thérbio Castro, ressaltou que este foi o dia mais aguardado. “Hoje nós estamos muito felizes com a chegada da imunização dos nossos idosos. Foi esperado de uma forma muito angustiante, pois todos os nossos moradores são do grupo de risco. Desde o início da pandemia, ficamos 8 meses sem contágio. Porém, um idoso teve que sair, se contaminou e trouxe o vírus aqui para dentro. Com isso, tivemos 47 casos positivos, fora dos funcionários. Mas graças a Deus, 80% sem intercorrência e um óbito”.

O presidente agradeceu a Secretaria Municipal de Saúde pelo apoio. “A gente tem muito a agradecer a Secretaria Municipal de Saúde que realiza, semanalmente, os testes em todos os funcionários e idosos. Pois desta forma conseguimos realizar o isolamento e todos os protocolos de saúde. Esperamos logo possamos abrir para as visitas e voltar com os projetos que tínhamos aqui antes dessa pandemia “, completou.

Idosos e trabalhadores do Lar Perseverança foram vacinados nesta quinta 3
Thérbio agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Próxima dose

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Cecília Ferreira faz parte da equipe responsável pela vacinação no Lar Perseverança. Ela vê esse momento com esperança por dias melhores. “Esta é a primeira dose e após um período de aproximadamente quatro semanas retornaremos para aplicar a segunda dose da vacina. Este é um momento que nos acende a esperança, mas precisamos lembrar que o uso de máscara, distanciamento social e higienização em especial das mãos deve continuar”, informa.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

  • Idosos e trabalhadores do Lar Perseverança foram vacinados nesta quinta 4
  • Idosos e trabalhadores do Lar Perseverança foram vacinados nesta quinta 5
  • Idosos e trabalhadores do Lar Perseverança foram vacinados nesta quinta 6
  • Idosos e trabalhadores do Lar Perseverança foram vacinados nesta quinta 7

Paranaguá conta ainda com mais duas instituições de longa permanência, o asilo São Vicente de Paulo que serão vacinadas 71 pessoas entre idosos e trabalhadores e 11 idosos do Lar Recanto Feliz, além de funcionários que atuam no local.

Na primeira fase de vacinação, o Ministério Público preconizou como público-alvo, idosos e trabalhadores de lares de longa permanência, indígenas aldeados e profissionais de saúde. As datas com as novas fases e seus grupos preconizados devem ser divulgados após a chegada de mais lotes da vacina à cidade.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments