Ilha do Mel vacina todos os moradores acima dos 18 anos: “mais segurança”


Por Marinna Prota Publicado 02/07/2021 às 11h56 Atualizado 16/02/2024 às 06h40
vacina ilha do mel

Conhecida como uma das principais ilhas do Paraná, e sediada em Paranaguá, a Ilha do Mel atingiu a vacinação total de seus moradores com mais de 18 anos. A informação foi confirmada pela prefeitura, que enviou o vacina recebida via Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e conseguiu uma grande adesão dos moradores para efetivar a prevenção contra a Covid-19.

Segundo a secretária de Saúde de Paranaguá, Ligia Regina de Campos Cordeiro, “a vacinação nas ilhas está sendo muito eficiente, a Ilha do Mel é um exemplo, com 100% do público alvo já vacinado com a primeira dose. Fizemos também a campanha nas outras ilhas e o trabalho de toda equipe está sendo muito bom”.

Com a sinalização da vacinação da maior parte dos moradores, a expectativa é de que o turismo no local volte a ser fomentado. Mas para a proprietária da Pousada das Meninas, na Vila do Farol, Suzy Albino, a principal conquista é a própria segurança dos moradores da ilha.

“A imunização a partir dos 18 anos para nós foi muito importante, exatamente para poder preservar a vida daqueles que estão em casa, com comorbidades. Inclusive, essa doença não tem padrão, então está acometendo pessoas de todas as faixas e levando pessoas embora que sempre foram saudáveis. A gente tem mais segurança pela vacinação, mas acredito que a Covid-19 veio para ficar e vamos ter que conviver com ela”, destacou Suzy.

Protocolos sanitários

A Ilha do Mel já está aberta para a visitação de turistas, com uma capacidade limitada a 2.500 visitantes. O local recebeu recomendações das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual, para que o contato entre moradores e pessoas de fora seja feito dentro dos protocolos sanitários, prevenindo a contaminação pelo novo coronavírus.

“A gente está fazendo tudo aquilo que nos foi pedido, uso de álcool gel, janela sanitária dos quartos após o uso, utilização da máscara e distanciamento social. Por isso acreditamos que após passar esse período de baixa temporada, que sempre cai o movimento mesmo, a gente tenha um retorno. Achamos também que a imunização de todo o Brasil é muito importante, não só a nossa”, declarou a dona da pousada na Ilha do Mel.