Covid-19

Ilha do Superagui deve ser reaberta após redução dos casos de Covid-19

Por Assessoria de Imprensa
18/01/2022 17:40 |
Atualizado em 14:47

Na manhã desta terça-feira (18) a prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch (PSC), fez uma reunião para decidir sobre a reabertura da Ilha de Superagui após surtos de casos de Covid-19 propagado por turistas e que contaminou nativos durante as festas de fim de ano.

No encontro, a gestora recebeu em seu gabinete o secretário de Saúde Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde (PSDB), que estava representando a equipe técnica, o vereador e morador da Ilha do Superagui, Ivan França (PP), representando o poder legislativo e o presidente da associação de moradores da Ilha do Superagui, Raimundo Pinheiro Francisco, além de outros participantes da comunidade e da gestão pública, que participaram e registraram o evento.

Segundo Lilian, já foram realizadas outras reuniões com equipes da vigilância sanitária, procuradoria municipal e diversas instituições que tem por objetivo tomar decisões embasadas em fatos respaldados pela lei. A prefeita informou ainda que ocorrerão outros encontros durante a semana para que, se possível, na sexta-feira (21) um novo Decreto Municipal contendo as novas regras seja instaurado, passando a valer a partir da próxima segunda-feira (24).

Carnaval em pauta

A gestão declara que em virtude dos dados epidemiológicos que a cidade tem registrado, a recomendação da equipe da Saúde, é a de que o carnaval será cancelado. Historicamente não são realizados blocos, e desfiles ou festividades em clubes, mas ainda assim serão tomadas medidas para que os turistas venham e se divirtam com segurança.

Ilha do Superagui deve ser reaberta após redução dos casos de Covid-19, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Guaraqueçaba

O Secretário Thuca da Saúde, comentou sobre algumas das medidas que serão aplicadas para a reabertura da Ilha do Superagui, tais como, a exigência de passaporte vacinal, limitação de 70% da ocupação dos estabelecimentos comerciais, controle do transporte de turistas já nos pontos de embarque de Paranaguá e Guaraqueçaba. Ele fala que será solicitado o apoio da Polícia Militar para assegurar o cumprimento das regras sanitárias e garantir a segurança de todos.

O presidente da Associação de moradores, Raimundo Pinheiro Francisco, disse que a reunião foi muito proveitosa e por meio do diálogo todas as demandas da comunidade estão sendo atendidas. Ele aproveitou para agradecer a prefeitura pelas ações que vem sendo realizadas.

Assista a um vídeo sobre a reunião divulgado pela prefeitura de Guaraqueçaba: