Implantados na orla de Guaratuba, quiosques geram expectativas de movimento e emprego


Por Cleverson Teixeira Publicado 17/10/2020 às 01h02 Atualizado 15/02/2024 às 16h37

Com pouco mais de 37 mil habitantes, a cidade de Guaratuba costuma receber uma grande quantidade de turistas no verão. Neste ano, apesar da pandemia da Covid-19, a expectativa no município, principalmente por parte dos comerciantes, é de que a expressiva circulação de veranistas se mantenha na temporada 2020. Com isso, a região tem se preparado para alavancar o turismo. Na orla da praia, por exemplo, nas margens da Avenida 29 de Abril, estão sendo construídos dez novos quiosques.

Para a aquisição do espaço, foi feito um leilão, no dia 16 de abril, depois da abertura de uma licitação de concessão das unidades, realizada pela prefeitura. A quantia mínima para o lance foi estipulada em R$ 131.836,30. O maior arremate foi de R$ 387.000,00. Ao total, foram investidos, por parte dos quiosqueiros, R$ 2.956.500,00. 

A nova concepção, segundo o arquiteto e diretor-geral do departamento de Urbanismo da Prefeitura de Guaratuba, Amauri de Souza Vieira Filho, será estendida para os próximos dez anos. Ele afirmou que o projeto foi pensado com base na exclusão de controle do tempo da construção. “Quando a gente fez o projeto do quiosque, tentamos trazer um design que fosse atemporal, porque aquele era muito datado. Tem que ser algo que atravesse o tempo sem muita consequência”, explicou.

Ainda de acordo com o funcionário público, além da eliminação de alguns problemas que os antigos quiosques possuíam, foram criados espaços mais amplos, com o intuito de melhorar a acessibilidade, qualidade e potencial dos atendimentos. O estudo evidencia, também, o meio ambiente por meio da implantação de vegetação nativa.

“O jardim foi a nossa partida ambiental. A gente está fazendo uma reforma, mas sempre colocando canteiro, para fazer a captação da chuva, a todo o momento pensando em uma contrapartida sustentável. Esses elementos mais vegetativos na edificação transformam a estética de um modo geral”, complementou.

Obras custeadas pelos vencedores do leilão

Conforme o projeto disponibilizado no edital de concessão, além dos valores pagos pelo empreendimento, os arrematadores são os responsáveis pela reforma completa dos quiosques. De acordo com órgão municipal, eles compraram apenas a licença de uso. Com essa condição, os trabalhos de construção estão sendo feitos por meio de empreiteiras contratadas pelos adquirentes. 

Empresário arremata dois quiosques

O dono do Grupo Dom Brot, responsável por gerir uma panificadora e dois restaurantes, em Guaratuba e Matinhos, contou à equipe do JB Litoral que fez a aquisição de duas unidades. Dhiego Henrique Telles, de 31 anos, e o seu sócio, Felipe Nascimento, resolveram ampliar a rede de negócios. A ideia, segundo Telles, é não esquecer da tendência de mercado.

Telles arrematou dois quiosques na beira da praia

“Como é praia, litoral, a gente está pensando em trabalhar com frutos do mar, além de trazer o que servimos nas nossas casas, que é o hambúrguer, o carro chefe. Queremos oferecer, também, o chopp, a cerveja e os tradicionais: água de coco, milho, churros e creps”, disse.

A ansiedade por parte do empresário é grande. Ele relatou que, com a aproximação do verão, vai dando um frio na barriga. Dhiego espera e torce pela boa movimentação de veranistas, já que foi gasto um valor expressivo na licitação. “Todo mundo fala que vai ‘dar boa’. Como foi um investimento alto, a gente precisa ter um bom retorno”, pontuou.

Geração de emprego

O gestor da rede de restaurantes e panificadora afirmou que já está no processo de contratação de funcionários para integrar a equipe da empresa. Telles estipula cerca de 23 pessoas por quiosques trabalhando no veraneio. Com esses números, serão gerados, aproximadamente, 50 empregos. Esse índice, somado aos demais empregados do grupo alimentício, totalizará 200 funcionários em operação na temporada.