Destaques

Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Costeira

Por Redação JB Litoral
19/06/2014 00:00 |
Atualizado em 00:00

A CAB Águas de Paranaguá, juntamente com a Prefeitura Municipal, inaugura na próxima quarta-feira, dia 25, no período da manhã a mais nova Estação de Tratamento de Esgoto, denominada Costeira.

Na ocasião, será feita também uma menção aos cem anos de saneamento em Paranaguá (1914 a 2014), com o descerramento de um monumento projetado para acomodar uma peça restaurada, integrante do sistema de esgoto, instalada em meados de 1914. Também será cedida a palavra ao Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, para contar um pouco sobre o centenário.

ETE Costeira: construída em uma área de 9.792m2, teve inicio de suas obras no segundo semestre de 2012, com investimentos na casa de R$ 9.990.706,00.  Projetada para tratar cerca de 100 litros por segundos, a estação atenderá 14 mil pessoas dos bairros Costeira, Oceania, Palmital, Alvorada, Industrial, Raia, 29 de Julho, São Sebastião, Centro Histórico, Campo Grande, João Gualberto e Tuiuti. O sistema de tratamento é por processo biológico de lodo ativado, ou seja, este tipo de tratamento é livre de utilização de produtos químicos e não possui odor forte.

A nova Estação de Tratamento de Esgoto Costeira entrará em funcionamento logo após sua inauguração, e, juntamente com a Estação Emboguaçu, Nilson Neves e Samambaia, elevará o índice de tratamento de esgoto para 63%. Estão previstos outros novos sistemas de tratamento para o município, como o Guaraituba, Ilha do Mel e Alexandra, além da finalização do Cominese e Valadares completando 100% de tratamento.