Policial

Inscrição para concurso de cadete da PMPR termina em agosto; vagas devem aumentar

Por Diogo Monteiro
04/08/2022 13:17 |
Atualizado em 2 semanas atrás

Terminam, neste mês de agosto, as inscrições para o concurso público para cadete policial militar (PM) e cadete bombeiro militar (BM) da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Os candidatos vão disputar apenas uma vaga para cadete PM e uma para cadete BM. As inscrições devem ser feitas até às 12h do dia 31, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (nc.ufpr.br).

Os interessados em participar das provas devem indicar em que cidade querem realizar a primeira fase do concurso, entre as seguintes opções: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo. Para a segunda fase, o candidato poderá realizar a prova nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina ou Toledo.

De acordo com o edital, as provas serão realizadas no dia 23 de outubro, junto com a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Aumento de vagas

O baixo número de vagas tem gerado polêmica entre os participantes e a própria corporação, que já informou que, apesar da quantidade de cargos disponíveis, há a previsão do chamamento de 180 candidatos ao cargo de Cadete PM e de 40 candidatos ao cargo de Cadete BM para as Provas de Habilidades Específicas (PHE).

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Inscrição para concurso de cadete da PMPR termina em agosto; vagas devem aumentar, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná

Em um informe divulgado no dia 2 de julho, a PMPR afirmou que existe a intenção de ampliar as vagas e, por isso, os aprovados suplentes poderão ser chamados para assumirem a função. No entanto, a eventual ampliação de vagas para o certame depende de autorização governamental, cujo processo somente ocorrerá a partir do início de 2023, considerando as imposições da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A corporação afirmou que o número exato de vagas ainda não foi definido por causa das limitações impostas pela legislação.