Agência do INSS volta a atender a população presencialmente, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 03/03/2022 às 11h32 Atualizado 17/02/2024 às 02h52
Antes os atendimentos aconteciam somente com a agendamentos prévios. (Foto: Arquivo/ JB Litoral)

A Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Paranaguá, volta atender presencialmente, segundo a Portaria de nº 982/2022, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (2), a medida serve para todas as unidades no país. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O texto se refere aos serviços de alta e baixa complexidade. Nos atendimentos considerados simplórios são mencionados as orientações e informações básicas sobre o benefício, a emissão de senha para acesso ao portal Gov.br, e autoatendimentos orientados.

Já os casos apontados dentro da categoria “Atendimentos Especializados”, que envolvem uma complexidade maior para resolver certas demandas, como solucionar questões ligadas ao órgão mantenedor que impossibilita a realização dos serviços, problemas com o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), entre outros assuntos, a população pode ir nas agências ou fazer o agendamento prévio.

Os atendimentos priorizam os idosos acima de 80 anos e são feitos com a entrega de senhas, para quem combina os horários com antecedência, por meio do site “Meu INSS”, existe o tempo de tolerância de 15 minutos para retirá-las. As decisões têm o objetivo de evitar a aglomeração no espaço. 

Confira lista dos atendimentos prestados nas Agências do INSS em Paranaguá.

Atendimentos Simplificados:
  • Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
  • Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru;
  • Bloquear/desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado;
  • Alterar Local ou Forma de Pagamento;
  • Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho;
  • Devolução de Documentos;
  • Retirada de Histórico de Atendimento de Chat ou Central 135;
  • Orientações e Informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários; e
  • Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos.
Atendimentos Especializados:
  • Apresentar Contestação de NTEP;
  • Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
  • Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  • Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Ciência do Cidadão Referente à Necessidade de Inscrição no CadÚnico;
  • Solicitar Retificação de CAT;
  • Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa / MOB PRESENCIAL;
  • Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
  • Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru; e
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.