JB Litoral se reinventa no jornalismo e fecha 2021 convicto do futuro para a informação no Litoral


Por Publicado 27/12/2021 Atualizado 16/02/2024

O ano de 2021 fica marcado pela reinvenção de todos os setores produtivos. Se no ano passado era necessário aprender a lidar com a pandemia do coronavírus e com a ausência física das pessoas, neste novo ciclo as instituições precisaram aprender a conviver com o vírus e readequar a forma de trabalho e de rotina pessoal.

Foi assim nos órgãos públicos, também no setor cultural e esportivo, mas principalmente na imprensa, que não pode sair de cena e precisou acompanhar cada detalhe do que acontecia em todos os cantos deste país.

Mesmo em meio às incertezas do avanço da doença, a lenta vacinação nacional e o pico de mortes, o JB Litoral esteve presente relatando cada fato, cada óbito, cada novo vacinado, cada reabertura, cada número, cada índice, cada perda e cada vitória em todas as cidades que compreendem a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá.

Além da Covid-19, as cidades do litoral ganharam ainda mais peso na discussão estadual, quando finalmente dá início no processo de reestruturação e remodelagem da orla de Matinhos, ao levantar a discussão sobre a importância da ponte que liga o balneário de Caiobá a Guaratuba e a necessidade de melhorar o acesso a Guaraqueçaba.

Em todas essas discussões e pautas, o jornalismo do JB Litoral, nas versões impressa e online, se fez presente, ouvindo autoridades municipais e estaduais, às vezes até federais, mas principalmente a comunidade.

Para a empresária Jéssica Fernandes, diretora executiva do JB Litoral, o fazer notícia é um universo fascinante e que merece todo o carinho e zelo, já que o amor pelo trabalho de reportagem surgiu ao ver seu pai trabalhar com tanto apreço e dedicação à profissão.

Meu pai é um jornalista de bastante relevância na cidade de Paranaguá e que, por ter uma linha mais investigativa, sempre atuou de forma combativa, denunciando os problemas e abordando assuntos políticos e de gestão pública. Ele foi o responsável pelo Jornal dos Bairros. Mas, há cerca de quatro anos, pouco depois de sofrermos um atentado a tiros em nossa sede, eu assumi também o jornalismo, pois já comandava o administrativo, publicitário e comercial, porque já tinha aprendido bastante com ele. Ou era isso, ou mudava de área. Como já estava no sangue, optei por montar uma equipe de jornalistas, arranjar novas parceiras e estruturar uma nova identidade ao JB Litoral. E o resultado é esse: temos colhido bons frutos dessa nova linha editorial, com reportagens mais trabalhadas e com mais pesquisas e apuração de cada cidade. Esse diferencial nos define, dá referência no mercado e é determinante em preparar-nos para o futuro, que será 100% de jornalismo online”, celebra.

Jornalismo profissional como luz no fim do túnel

Com a chegada de um período de maior isolamento social, o trabalho jornalístico se tornou imprescindível e o JB surfou nessa onda de fazer conteúdo crítico, detalhado, aprofundado e sempre pensando em como cada linha escrita impactaria na vida do leitor, seja do jornal impresso ou de nossas plataformas digitais. 

Os planos foram e continuarão sendo de levar conteúdo de qualidade para as setes cidades da região e setores fundamentais da gestão do Estado em Curitiba, disseminando informação com responsabilidade, verdadeira, segurança e livre de opiniões pessoais. O jornal busca sempre se manter o mais isento possível na hora de publicar uma notícia, pois o nosso objetivo é prestar serviços à comunidade de forma transparente e com uma linguagem clara, de fácil entendimento para todas as pessoas da sociedade. É importante que todos possam acreditar no papel da imprensa, já que toda a população pode e deve buscar apoio nos veículos de comunicação, como um elo entre os órgãos públicos, as autoridades e a comunidade”, comenta Jéssica Fernandes.

A demanda em 2021 foi grande: houve denúncias de escolas ocupadas por usuários de drogas, problemas com números do relatório orçamentário e de vacinação, crianças contaminadas por fungos transmissíveis, retomada e cancelamento das aulas, mudanças em chefias de instituições relevantes, como o Núcleo Regional de Educação e a 1ª Regional de Saúde. Teve vereador acusado de “rachadinha” que foi afastado e que terminou por reassumir o mandato entre outros.

Sem esquecer do caso de estupro que chocou a região, do projeto que visava garantir lares sem violência, mas que foi atacado por supostamente “ensinar criança a fazer sexo” e, mais recentemente, da medida que estabeleceu tarifa zero no transporte coletivo de um município. Além das inúmeras outras notícias demonstrando que 2021 foi um ano em que o profissionalismo na reportagem se sobressaiu ao comum, simples e apelativo.

Retratando a realidade nua e crua

O grande ponto de encontro entre todos esses fatos, é que o JB sempre acompanhou e noticiou cada um desses fatos. Sempre se pautou por trazer ao público aquilo que estava acontecendo da forma mais didática e realista possível.

Para a empresária Jéssica, é uma grande responsabilidade pensar em cada um dos moradores das cidades de Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá, entender qual a necessidade de cada um deles e, por meio dessa compreensão, produzir um conteúdo que retrate a realidade individual e coletiva, além de poder, de fato, transformar vidas.

O que fazemos não é apenas sobre aquilo que eu gosto, a marca JB Litoral está acima disso. O conteúdo jornalístico que levamos tem que ser imparcial, baseado somente em pesquisas, documentações e fontes confiáveis. Nem sempre é fácil, porque o jornalismo é feito por pessoas reais, que tem as suas crenças e percepções de mundo, no entanto, a nossa equipe é formada por profissionais que conhecem as regras do jornalismo justo e íntegro, princípios básicos e enraizados em nossa redação”, explica a gestora.

2021 encerra com um aprendizado que serve de atenção para todos aqueles que trabalham com produção de conteúdo: o público é quem manda e só é significativa a pauta que o cidadão, independente de quem seja, acreditar que aquilo interfere na vida dele e que é importante dar visibilidade.

Portanto, a equipe seguirá no próximo ano dando mais ênfase a cada ação dos poderes públicos, nas Câmaras, na ALEP e também nas prefeituras, afinal, cada vez que uma pessoa é impactada pelo trabalho jornalístico, todos os cidadãos a sua volta passam a ser também. Só assim teremos um mundo mais igualitário, justo e respeitoso, ou seja, quando a boa informação – e somente ela – adentrar às residências e apresentar aos homens e mulheres aquilo que mexe com suas vidas, para o bem ou para o mal. “A mensagem que fica de 2021 é a da persistência. Haverá muitas dúvidas e descrenças na capacidade de cada pessoa. Como mulher, espero que nosso trabalho possa inspirar outras jovens, mães e empreendedoras que estão começando o seu comércio e que vão enfrentar dificuldades no meio do caminho. Mas o que importa, no final, é a convicção na sua capacidade. Nós podemos alcançar qualquer coisa. Eu, você, e toda a sociedade”, finaliza a diretora executiva.