Paranaguá

Jubileu de 60 anos da Diocese de Paranaguá acontece no sábado (23), no Mega Rocio

Por Luiza Rampelotti
18/07/2022 16:19 |
Atualizado em 4 semanas atrás

Na quinta-feira (21), a Diocese de Paranaguá completa 60 anos. Para celebrar a data, no sábado (23), será realizado o Jubileu, um grande evento que reunirá fiéis católicos de Paranaguá de outros 12 municípios no Complexo Turístico Dom Alfredo Novak, conhecido como Mega Rocio, a partir das 14h30.

Serão realizadas apresentações culturais e missa em ação de graças, comandada pelo bispo diocesano Dom Edmar Peron. A comemoração agregará fiéis de Bocaiúva do Sul, Turnas do Paraná, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e, claro, Paranaguá.

Nós estamos por celebrar o Jubileu da criação da Diocese de Paranaguá, nos seus 60 anos. O Papa João XXIII desmembrou toda a diocese de Paranaguá, da arquidiocese de Curitiba, criando-a no dia 21 de julho de 1962, e concedendo-lhe por primeiro bispo Dom Bernardo José Nolker”, explica Dom Edmar.

De acordo com ele, os jubileus têm um fundamento bíblico. “Tem a ver com o tempo, com a recordação de uma caminhada feita e a alegria pelo caminho percorrido. Ao celebrarmos os 60 anos da nossa Diocese, somos chamados não só a olhar o caminho feito, esta memória do passado é para firmar os passos em relação ao futuro. Junto com o conhecimento da história já conquistada, nos abrimos ao futuro, ao que vem pela frente para ser realizado. Tudo isso deve envolver o coração das pessoas e de todas as comunidades da nossa diocese”, diz.

Dom Edmar revela que as preparações para o Jubileu começaram há três anos e que, de lá para cá, aconteceram várias dificuldades. Ele comenta que foram idas e vindas e muitas mudanças de planos no período.

Para a celebração especial, ficaram definidas duas formas de festividade: a local, feita em cada paróquia e cada cidade que integra a Diocese, no dia 21 de julho, onde os participantes se reunirão para a oração e agradecimento; e a do dia 23 de julho, no Mega Rocio, onde será a reunião de todos que puderem vir à Paranaguá, sede diocesana.  

O bispo conta que serão realizadas diversas apresentações culturais que mostrarão as características de cada comunidade que integra a Diocese, já que o território diocesano abrange da Serra do Mar ao Litoral com suas ilhas. “Às 17 horas teremos a missa de ação de graças, onde juntos estaremos em oração agradecendo o caminho percorrido e pedindo a orientação do Espírito Santo para os próximos passos”, convida.

Jubileu de 60 anos da Diocese de Paranaguá acontece no sábado (23), no Mega Rocio, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
Bispo Dom Edmar Peron convida os fiéis para a celebração no Mega Rocio. Foto: PASCOM

*Com informações da PASCOM