Laboratório de Ecologia e Conservação do Campus Pontal do Paraná recebe honraria da Alep

por Redação JB Litoral
18/02/2021 18:59 (Última atualização: 1 semana atrás)

Foto: Rafael Bertelli

O Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu, na quinta-feira (11), no Centro de Reabilitação e Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CRED), que funciona junto ao CEM-UFPR, em Pontal do Paraná, no Balneário Pontal do Sul, uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelo trabalho realizado.

O reconhecimento, que foi proposto pelo deputado estadual Goura (PDT), foi aprovado por unanimidade. “Por isso, valorizar e promover as atividades de instituições como as realizadas pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) são tão importantes”, disse Goura ao entregar a Menção Honrosa para a coordenadora do LEC/UFPR, Camila Domit.

“O LEC coordena e executa ações de pesquisa, monitoramento e resgate de animais da fauna marinha no Litoral do Paraná. São mamíferos como leões marinhos, focas e lontras; aves e tartarugas marinhas, além de arraias, tubarões, lontras e outros animais”, explicou Domit.

Importância do centro

Segundo a pesquisadora, o centro faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/UFPR), que atende exigências do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

“Nós fazemos o monitoramento das praias do nosso litoral para avaliar os impactos das atividades de escoamento de petróleo. Também fazemos o resgate e o atendimento veterinário de animais vivos e a necropsia dos animais mortos”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Para o deputado, que preside a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa, é necessário mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que encontrem soluções e revertam os danos ambientais.

“Agradecemos, em nome de toda a equipe do LEC/UFPR esta Menção Honrosa concedida pela Assembleia Legislativa do Paraná. O reconhecimento do LEC/UFPR pelos representantes da sociedade paranaense, capitaneado neste ato pelo deputado Goura é um importante estímulo para continuarmos a trilhar nossa missão”, disse Camila Domit.

O vice-diretor do Campus da UFPR em Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP- CEM), Alexandre Bernardino, também participou da homenagem.

Com informações da Alep

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments