Letreiro de Paranaguá é vandalizado com símbolo do anarquismo


Por Publicado 04/02/2022 às 19h02 Atualizado 17/02/2024 às 01h14

O letreiro instalado no Centro Histórico de Paranaguá foi vandalizado com pichações. O ponto turístico que tem os dizeres “Eu Amo Paranaguá” foi violado com símbolos da anarquia, estilo de governo em que não há regras ou autoridades. Na filosofia do anarquismo não há estado, nem controle e tudo é lícito.

A prefeitura afirma que o ato de produzir estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, é crime. A situação é corroborada pela Código de Processo Penal (CPP) e está previsto no Artigo nº 163 do livro. O autor do delito fica sujeito à prisão ou multa.

Este tipo de instalação é comum no mundo todo, sendo cenário para fotos e memórias de uma experiência em um determinado local”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, enquanto lamenta o ocorrido.

A secretária explica que, com o objetivo de atrair turistas, foram feitos três letreiros, sendo dois para o município e um específico para a Ilha dos Valadares. “Este último traz a referência ao fandango caiçara, o que a comunidade tem visto como uma demarcação do território caiçara, do patrimônio imaterial”, disse a gestora que ainda conta que há a previsão de implantação de mais dois letreiros em pontos de interesse turístico do município.

Mais letreiros pela cidade

Além das paisagens características, um letreiro que carrega o nome do local é cartão de visitas para que turistas e visitantes reconheçam o espaço, além de fazer parte de uma construção de pertencimento e autoestima da população, que se identifica, ama e passa a cuidar do que lhe pertence”, reforça a secretária quanto à instalação.

Porém, em alguns casos, é possível perceber a necessidade de cuidado com o material, pois muitos jovens têm sentado sobre os objetos, o que também não é recomendado. “A administração municipal tem investido em várias frentes. Tem estes letreiros, assim como novos pontos de ônibus, áreas de lazer com campinhos de futebol e playground e todas estas ações são feitas para a população. Cabe aos moradores cuidar destes espaços”, finalizou a secretária.