Editoriais

Litoral cada vez mais esportivo!

Por Redação
13/09/2021 13:40 |
Atualizado em 13:40

Nas últimas semanas, nós divulgamos diversas competições pelo litoral paranaense. As sete cidades da região têm se destacado na participação de eventos esportivos, seja como sede ou com equipes participantes. Para a população, esse é o significado de um avanço imenso na saúde e na educação também.

Segundo a OMS, cada hora de atividade física feita é uma economia com equipamentos de saúde, como é o caso do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, é com bons olhos que identificamos a promoção de tantos eventos esportivos na cidade. Tivemos a realização da primeira edição dos Jogos Abertos Master, promovidos pelo Governo do Estado, mas com sedes nas cidades como Matinhos e Paranaguá.

O projeto Bom de Bola, que promove o futebol para crianças e adolescentes, também aconteceu, dessa vez em Guaratuba, com a participação de equipes das cidades do litoral. Tem também o Torneio Interno dos Ensacadores, que além de saúde, tem sido utilizado para unir a categoria e para a confraternização dos trabalhadores.

Enfim, com a bola rolando, a gente vê que o litoral paranaense está caminhando para um lugar de sucesso. Esporte, além de tudo, ainda tem um papel social muito grande, como por exemplo, ensinar a civilidade, a convivência em grupo, o respeito a regras, a disciplina e tantas outras questões que fazem do cidadão esportista uma pessoa melhor.

Com exemplos nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas, vemos que é bem por aí que a cidade cresce, caso de Paranaguá, que tem investido cada vez mais nesse setor. Esta edição traz mais um feito voltado para o esporte, com o fechamento de um contrato com uma empresa para a promoção de diversas modalidades na cidade.

Isso mostra a intenção de se ocupar e utilizar os espaços, como os criados com o projeto Meu Campinho. Quem gosta de uma atividade física, consegue ver o tamanho do investimento, independente da questão financeira, quando se cria algo tão grandioso, com grama sintética, com equipamentos bons e prontos para uso.

Em Pontal do Paraná, vemos a inteligência da prefeitura em unir o turismo com o ciclismo, uma modalidade que só cresce e ganha cada vez mais adeptos. Isso incentiva inclusive o respeito nas rodovias, o aproveitamento consciente dos espaços de mata e das praias por parte dos visitantes, mas também dos moradores. Aproxima a população da prática e cria uma tradição para a cidade, como sendo uma região amiga do ciclista.

Para esta semana, nós ressaltamos mesmo a saúde, o esporte, e a intenção do litoral de se tornar um lugar cada vez mais esportivo e com opções para todos os gostos!