Litoral tem recorde de visitação e puxa crescimento do setor do turismo


Por Publicado 12/04/2022 às 12h01 Atualizado 17/02/2024 às 06h06

As atividades turísticas cresceram 15,9% no primeiro bimestre deste ano, no Paraná, em comparação com o mesmo período do ano passado, que ainda registrava os primeiros momentos da vacinação contra a Covid-19 no território nacional, o que impedia o pleno funcionamento desse setor. O principal local de turismo, e que alavancou o índice, é o Litoral, devido ao crescimento acima do esperado das visitas e consumo na região.

Os dados constam na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado dos últimos doze meses, de março de 2021 a fevereiro de 2022 em relação a março de 2020 e fevereiro de 2021, o aumento é de 26,3%. Segundo a análise da entidade, os números acompanharam a evolução da campanha de imunização e, consequentemente, a segurança do turista em retornar as viagens e ao consumo.

A retomada dos voos comerciais, o aumento no número de ligações aéreas e o crescimento visível na movimentação no Litoral ajudam a explicar esses números. Segundo balanço da Operação Verão, por exemplo, foram 2 milhões de turistas nas praias durante o feriadão da virada.

Na análise mensal do IBGE, fevereiro deste ano registrou crescimento de 14,9% em relação a fevereiro do ano passado, e uma pequena queda de 2,2% em comparação a janeiro, o mês das férias.

Desde abril de 2021 todos os comparativos mensais do instituto, em relação aos mesmos meses dos anos anteriores, apontam evolução constante. Os picos de crescimento foram de 88% em abril e 74% em maio do ano passado, diante da base comparativa muito baixa de 2020.

RECEITA

No indicador de receita, que mostra a evolução monetária do setor, houve crescimento de 24,4% no bimestre de 2021, 33,7% no acumulado de doze meses e 23,5% em fevereiro deste ano (se comparado ao mesmo mês do ano passado). 

Para estimular o setor, o Estado mantém campanhas institucionais que visam incentivar a visitação dos atrativos estaduais, principalmente ligados à natureza, impulsionando investimentos privados com a concessão de parques estaduais. O objetivo é espelhar o projeto piloto, já em andamento, no Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, mas em outros locais, o que ajuda a diminuir os custos da máquina pública e gera novas atrações a fim de despertar o interesse de mais visitantes, principalmente de outros estados. 

As campanhas mostram não apenas os atrativos que o Paraná possui, mas também o potencial do Estado em receber e atender, de maneira adequada, esses visitantes. Trabalhamos, ainda, com apoio de outras entidades para aumentar a capacitação de quem atua no setor, para melhor receber as pessoas que querem conhecer o nosso Estado“, disse o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes. “Estamos animados com essa retomada. Esse será um grande ano para o setor“, conclui.