Litoral vê roubos cair em 29% com maior efetivo policial nos últimos meses


Por Agência Estadual de Notícias - AEN Publicado 08/02/2022 Atualizado 17/02/2024

Do final de dezembro ao começo de fevereiro, a presença das forças policiais nas cidades de maior aglomeração de turistas, inibiu crimes relacionados ao tráfico de drogas, roubos, ameaça e lesão corporal. O balanço da atuação de todas as equipes de segurança que operam no Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 foi apresentado nesta terça-feira (8) pelos gestores de cada área.

Foram registradas 124 ocorrências de tráfico, 22% a menos em relação ao verão anterior (159 casos). Também houve redução no número de roubos. Neste verão foram 125 ocorrências deste crime, enquanto no mesmo período da temporada anterior foram 178, queda de 29%. Mesmo com mais veranistas nas praias, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o número de ocorrências relacionadas ao crime de ameaça diminuiu em 18% (659 casos, 150 a menos do que nos primeiros 50 dias do verão anterior). Atendimentos de lesão corporal caíram de 498 para 482.

O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, que apresentou os dados ao lado de representantes das instituições vinculadas à Pasta, prefeitos e autoridades, explicou que a prestação de contas é extremamente importante. “Isso mostra que há trabalho integrado e que o Governo do Estado está cuidando do Litoral”, disse. O secretário também reafirmou que o efetivo continuará na região. “Além disso, ainda temos mais um mês de verão, continuamos nosso planejamento e sabemos quais as necessidades de cada cidade”, completou.

O Governo do Estado tem se esforçado por todos nós e está empenhado em diminuir o sofrimento das pessoas proporcionando segurança e lazer. Nós vemos os investimentos do Governo. Eu quero ajudar como cidadão e como prefeito. Vejo a luta das polícias pela nossa segurança mesmo diante da pandemia. Sempre fui bem atendido pelos policiais”, afirmou o prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo (PODEMOS), o Zé da Ecler.

Podemos ver em números que é um trabalho que está dando certo por causa da integração das forças de segurança. As polícias vão continuar a planejar o esquema de segurança até o final do Verão Paraná”, disse a vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Marcomini (MDB)

Os dados estatísticos são da 3ª Área Integrada de Segurança pública (3ª AISP), que compreende os municípios de Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes e Paranaguá.