Lixo produzido por pessoas confirmadas por Covid-19 deve ser separado


Por Redação JB Litoral Publicado 20/08/2020 às 10h11 Atualizado 15/02/2024 às 14h40

Borrifar água sanitária nos sacos plásticos que serão descartados é outro fator importante para evitar o contato dos coletores com o vírus

Durante o isolamento domiciliar, como todo material utilizado pela pessoa confirmada para a doença deve ser individual, (separado dos demais itens da família para evitar a transmissão da doença aos familiares), o mesmo deve ocorrer com o lixo produzido pelo paciente.

A prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, orienta que o material reciclável não deve ser colocado para coleta seletiva para evitar riscos de contaminação para o coletor e também aos recicladores.

O lixo deve ser embalado em um único saco de lixo grande e reforçado, preenchendo apenas dois terços da capacidade. Também devem ser borrifados com água sanitária por dentro e por fora antes de levados para recolhimento.

Ainda dentro de casa, todos os moradores devem descarta luvas, máscaras e lenços no lixo do banheiro, pois esse já é considerado um lixo contaminado. É importante borrifar água sanitária no local. Todo o lixo gerado pelo paciente deve ser descartado no lixo do banheiro: luvas, máscaras, restos de alimentos, recicláveis, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá