localização de imóveis, pedidos de certidões e serviços digitais agora podem ser feitos online no litoral


Por Publicado 10/11/2021 às 16h32 Atualizado 16/02/2024 às 18h54

Cartórios de Registro de Imóveis de todo o Brasil tem agora uma plataforma única para atendimento aos usuários em meio eletrônico, por meio da qual é possível localizar o registro de propriedades, solicitar certidões, pesquisar matrículas, promover a regularização fundiária e a usucapião extrajudicial. Trata-se do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC) disponível clicando aqui.

Criado e implementado pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) – ao qual todos os Cartórios de Imóveis do Brasil estão vinculados – a plataforma centraliza o atendimento digital à população, recebendo as solicitações de serviços feitas pelos usuários, de qualquer lugar com acesso à Internet, e as envia ao respectivo cartório para realizar o serviço.

Operando conectado a outros sistemas já existentes, o SAEC permite o acesso muito mais fácil e rápido para o usuário, facilitando ainda o trabalho por parte da Corregedorias Gerais de Justiça dos Estados e da Corregedoria Nacional de Justiça, órgãos responsáveis pela fiscalização dos Cartórios em todo o Brasil, avaliando assim a eficiência das unidades no atendimento aos pedidos, assim como realizando as inspeções necessárias.

Além dos serviços eletrônicos, a plataforma permite também, a qualquer usuário, acessar informações dos Cartórios de Registro de Imóveis de todo o Brasil, como endereço, email, telefone de atendimento, assim como a consulta aos valores dos serviços em cada Estado brasileiro, o preenchimento dos requerimentos de registro de pacto antenupcial, averbação de divórcio, cancelamento de cláusulas restritivas, entre outros.

O SAEC, plataforma que reúne os serviços dos Cartórios de Registro de Imóveis de todo o Brasil, está em linha com o propósito dos cartórios de dar acesso às pessoas de forma mais rápida e eficaz aos atos registrais, por meio de um sistema que converse entre si em todo o país, já que somos um serviço essencial para a sociedade”, comenta Mariana Carvalho Pozenato Martins, presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar). “Estamos investindo em tecnologia para que a solicitação e execução dos atos se tornem cada vez mais modernos, atendendo à necessidade das pessoas de agilidade na nova economia digital”, completa.

O lançamento da plataforma SAEC atende ao comando legislativo instituído pela Lei Federal nº 13.467/2017, que instituiu o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), regulamentado pelo Provimento nº 89/2019, da Corregedoria Nacional de Justiça, que tem como objetivo universalizar as atividades do registro de imóveis, facilitando a comunicação de informações entre os Cartórios de Imóveis, o Poder Judiciário, a Administração Pública e a sociedade.