Mais de 200 pacientes da rede pública aguardam resultado dos testes da Covid-19 em Paranaguá

por Jéssica Fernandes
06/03/2021 14:01 (Última atualização: 3 dias atrás)

A espera pelo resultado do teste da Covid-19 é um dos momentos mais apreensivos dos pacientes que apresentam sintomas ou tiveram contato com positivados.  

Em Paranaguá, por exemplo, 202 coletas estão em análises, segundo o boletim municipal, divulgado na sexta-feira (5), 127 mulheres e 75 homens, ainda não sabem se estão ou não contaminados. 

Segundo a prefeitura, o município faz a coleta para o exame RT-PCR e é o Estado que realiza o encaminhamento aos laboratórios credenciados pelo Governo do Paraná. O resultado leva, em média, de 7 a 10 dias para ocorrer. 

Em nota, o Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde informou que as coletas de exame para detecção da Covid-19 são enviadas diariamente para a 1.ª Regional de Saúde e que os exames são realizados pelo Laboratório Central de Saúde Púbica (Lacen) que atende todo o Paraná. “O atendimento e tratamento do paciente independe da chegada do resultado”, completa a nota.

Várias etapas

Em entrevista ao JB Litoral, o diretor da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, José Carlos de Abreu, explicou que são várias etapas desde a coleta até o resultado final do exame.  O momento da coleta e o outro da remessa encaminhada para o Lacen”. 

O diretor ressalta que os municípios priorizam os pacientes conforme a gravidade dos sintomas. “Há um critério de gravidade estabelecido, ou seja, os profissionais de saúde e pacientes em ambiente hospitalar são prioridades um; pacientes sintomáticos, dois; pacientes que tiveram contato com positividades e assintomáticos, três”.  

Segundo Abreu, é preciso levar em conta que o sistema de saúde está com sobrecarga total. “Os municípios do litoral estão coletando centenas de exames diariamente. Então, o processamento das amostras está sendo muito rápido, pois a saúde está com sobrecarga total”, completa. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Onde fazer 

Os pacientes que apresentarem sintomas ou tiveram contato com positivados podem procurar a Arena Albertina Salmon ou o Hospital de Campanha.  

  • Arena Albertina Salmon – Rua João Régis – Ponta do Caju 
  • Hospital de Campanha – João Paulo II – Rua Renato Leone – Parque São João 

None found

Resultado 

As pessoas que realizaram coleta receberão a ligação da equipe de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde após o resultado do exame. Aqueles pacientes que informaram seu e-mail também receberão o resultado pelo endereço eletrônico indicado. A Secretaria de Saúde pede para que os pacientes evitem ligar para o departamento para que não ocorra congestionamento nas linhas e aguardem o resultado em casa. 

Rede privada  

Para aqueles que preferem, ou precisam, do resultado mais rápido há a opção dos testes particulares. O JB Litoral entrou em contato com dois laboratórios particulares do município, Clinilab e Lanac, e apurou que o tempo de espera leva em média 24 horas e o preço varia entre R$ 200 e R$ 350. 

Além disso, ambas informaram que a procura aumentou significativamente nos últimos 45 dias. “Estamos realizando uma média de 70 PCRs para coronavírus por dia, a maioria é convênio, onde os valores negociados são menores”, disse o farmacêutico e bioquímico Luiz Marcel Barchik, responsável técnico do laboratório Clinilab. Ele ressaltou ainda que os resultados positivos também aumentaram.  

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments