Mais de 200 pessoas aproveitaram domingo de sol para fazer a 1ª Trilha Caiçara “Mário Roque”


Por Flávia Barros Publicado 29/05/2022 às 18h01 Atualizado 17/02/2024 às 09h32

Um domingo (29) diferente, e que começou bem cedo para as mais de 200 pessoas que fizeram a 1ª Trilha Caiçara “Mário Roque”. Os barcos com os participantes saíram às 7h, com destino à Ponta de Ubá. De lá, a caminhada passou pela comunidade de São Miguel e a trilha terminou em Piaçaguera, às 15h. Foram 12 km em que os visitantes puderam conhecer as comunidades e vivenciar os hábitos e saberes locais. A primeira edição ocorreu neste 29 de maio, marcando os 80 anos de nascimento do ex-prefeito Mário Roque, falecido em 2013. Segundo a secretária de Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, “o saudoso prefeito foi um grande incentivador do turismo de base comunitária”, disse ela ao JB Litoral.

PRONTA PARA OS VISITANTES


Ainda de acordo com Maria Plahtyn, a trilha recebeu cuidados estruturais e de sinalização, demarcando as quilometragens e apontando os principais pontos de interesse turístico do roteiro.
Assim, a trilha caiçara passa a ser um produto turístico a ser explorado pelos operadores, que já manifestaram interesse em trazer o público ao longo do ano, além da data que marcará nossa edição anual. A trilha caiçara Mário Roque é resultado do esforço das equipes da prefeitura e da comunidade, que abraçou o evento e recebeu os visitantes da melhor maneira possível, com boa comida e a receptividade característica”, destacou a secretária de Turismo.

ALÉM DO KIT


Os participantes investiram R$ 120 para participar. O valor deu direito aos trajetos de barco, camiseta, café da manhã e almoço. A organização do kit foi da Associação de Proprietários de Barcos de Turismo de Paranaguá (Barcopar). Em São Miguel, a comunidade recebeu os visitantes com sucos, água, bolo e o comércio local. Já em Piaçaguera, os participantes almoçaram nos restaurantes da comunidade. “A trilha passa por manutenção periódica, está sinalizada e à disposição para os visitantes que queiram fazer o trajeto a pé ou de bicicleta. A trilha fica disponível aos operadores turísticos que tenham vontade de explorar o destino. Já temos grupos organizados para realizar o caminho nas próximas semanas”, finalizou Maria Plahtyn.

O secretário de Agricultura e Pesca, Antonio Ricardo dos Santos, também fez toda a trilha. “Foi com muita satisfação e emoção. O sonho realizado por uma pessoa que tinha o desejo de fomentar o turismo nas comunidades caiçaras, fiquei muito feliz em ver a alegria e satisfação das pessoas em poder conhecer e estar nas comunidades caiçaras. Espero que as comunidades sejam beneficiadas com a vinda de turistas e desejo que sucesso dessa primeira se nas próximas edições”, falou ao JB Litoral.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL


Os participantes receberam orientações antes e ao longo do trajeto para que cuidarem de cada local. Cada um levou suas sacolas plásticas para depositar os resíduos que fossem gerando ao longo da caminhada e pudessem descartá-los em locais adequados.