Mais de 250 trabalhadores são homenageados na Câmara de Paranaguá; solenidade foi alusiva ao Dia do Trabalhador


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/05/2022 às 10h48 Atualizado 17/02/2024 às 09h18
Mais de 250 trabalhadores são homenageados na Câmara de Paranaguá; solenidade foi alusiva ao Dia do Trabalhador

Na quinta-feira (19), a Câmara de Paranaguá realizou a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador. Na ocasião, trabalhadores parnanguaras receberam diplomas de honra ao mérito em reconhecimento à atuação profissional.

O evento solene foi organizado pelo vereador Ezequias Rederd (Pode), o Maré, e pelo professor Walter Cézar dos Santos, presidente da Central de Trabalhadores da Força Trabalhista do Brasil e da Força Trabalhista do Paraná. O prefeito Marcelo Roque (Pode) e a deputada federal Christiane Yared (PP) estiveram presentes e também foram homenageados, junto com os cerca de 250 trabalhadores que receberam o “Prêmio Personalidades Empreendedoras Trabalhistas de Paranaguá”.

Investimos nessa ideia por sermos trabalhadores, oriundos da faixa portuária. Mas, este evento traz uma homenagem àquelas pessoas que, com carinho, esforço, dedicação e muito respeito exercem suas funções nos vários segmentos da nossa cidade”, diz Maré.

De acordo com ele, foram agraciados profissionais de diversas áreas, como; garis, zeladoras, professoras, educadoras, agentes de saúde, trabalhadores da área portuária e retroportuária, profissionais da saúde, da imprensa, sindicatos e entre outros. “Para isso, fizemos algumas pesquisas para encontrar pessoas que o povo reconhece que fazem seu trabalho com excelência. São pessoas que, muitas vezes, não são vistas nos holofotes, nas mídias, às vezes sequer são lembradas”, comenta.

Ele também afirma que a solenidade em homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador (1º de maio) será realizada anualmente. “Sabemos que muitas pessoas a mais poderiam receber esse diploma de trabalhador exemplar, mas a Câmara não comporta tanta gente. Por isso, no próximo ano, novos rostos aparecerão e homenagearemos aqueles que trabalham com carinho e dignidade”, explica.

Autoridades discursaram


O prefeito Marcelo Roque discursou e, em sua fala, destacou que não é fácil administrar uma cidade tão importante para o Estado quanto Paranaguá. “Depois que a gente senta na cadeira é que vai saber, realmente, o tamanho da responsabilidade que o gestor público tem com a cidade”, disse.

Entre os investimentos realizados no município, ele comentou sobre a geração de emprego e renda e sobre o programa Tarifa Zero, que garante transporte coletivo gratuito aos cidadãos. “Quando assumimos a prefeitura, estávamos na posição 70 entre as 10 maiores empregadoras do Estado, graças ao trabalho da nossa secretaria de urbanismo e trabalho, as empresas estão vindo e têm uma confiança melhor na nossa cidade, e isso gera emprego para a população. Além disso, temos, há quase 70 dias, a Tarifa Zero, que é um ganho para os trabalhadores da nossa cidade, que tinham que tirar o dinheiro do bolso para investir no transporte coletivo. Ficamos muito felizes de proporcionar desenvolvimento ao município”, disse.

A deputada federal Christiane Yared falou sobre seu trabalho em prol do Litoral e, especialmente, de Paranaguá, deixando uma mensagem aos trabalhadores homenageados. “Esta homenagem é um reconhecimento, porque o trabalho de cada uma dessas pessoas faz a diferença. Creio que muitos daqueles que vivem nessa cidade precisariam também ser reconhecidos como grandes homens e grandes mulheres, e serão. Sou muito grata porque tenho trabalhado muito pelo Litoral, faço isso de coração, com amor”, comentou.

Homenageados


A empresária Jéssica Ketyscia Fernandes, diretora executiva do JB Litoral, também recebeu seu diploma de honra ao mérito pelos relevantes serviços realizados à frente do veículo de comunicação. “É sempre uma honra receber uma homenagem que reconhece o nosso trabalho. Isso demonstra que estamos na direção certa, fazendo um jornalismo que, de fato, é de relevância social e que é fundamental na nossa comunidade e região, garantindo que a população tenha voz e que haja transparência nas ações públicas”, destacou.

A diretora executiva do Órgão Gestor de Mão de Obra de Paranaguá (OGMO), Shana Colaço Bertol, foi uma das homenageadas e, segundo ela, o prêmio demonstrou a importância do relacionamento do órgão portuário com a comunidade parnanguara, auxiliando na geração de trabalho e renda e, principalmente, na capacitação dos trabalhadores portuários avulsos no município.

O OGMO/Paranaguá mantém entre seus valores, além das relações e diálogos, a responsabilidade com a comunidade portuária e toda sociedade parnanguara. Essas homenagens na Câmara Municipal, junto de importantes instituições que lutam pelos direitos trabalhistas, aos profissionais do OGMO e aos TPAs que mantém ótimos desempenhos e funcionalidades dos trabalhos, fortalecem cada vez mais essa nossa visão de ajudarmos no desenvolvimento de Paranaguá, por meio de uma mão de obra portuária avulsa capacitada, segura e pulsante”, disse.