Mais de 400 mil carros circularam nas rodovias de acesso ao Litoral nas festas de fim de ano


Por Redação JB Litoral Publicado 05/01/2015 Atualizado 14/02/2024

Cerca de 440 mil veículos circularam nas BR-277 e PRs 508 e 407, rodovias que ligam Curitiba e o Litoral do Paraná, entre os dias 24 de dezembro e 04 de janeiro, período das festas de final de ano. A movimentação compreendeu o tráfego em ambos os sentidos da rodovia. Foram registrados 79 acidentes em 11 dias de recesso – 34% a menos em relação ao período do feriado de 2013/2014.

Os dias de maior movimentação na rodovia no período foram 30/12 e 31/12, com 33,5 mil e 30,3 mil na descida ao litoral, respectivamente. Esse movimento quase cinco vezes superior ao normal acabou por causar reflexo no tráfego da PR-407, que dá acesso a Praia de Leste e Pontal do Paraná durante os dois dias. Já no sentido Curitiba, o tráfego foi bem distribuído nos dias 01/01, 02/01, 03/01 e 04/01, mas com fluxo alto e intenso ao longo dos dias. Nos quatro dias foi registrada a circulação de mais de 120 mil veículos.

Para garantir maior fluidez no tráfego, a Ecovia em parceria com o DER/PR, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Rodoviária Estadual, realizou a Operação Mão Única na PR-407 no dia 04/01, das 14h30 às 19h. Essa rodovia é que a dá acesso aos balneários localizados entre Praia de Leste e Pontal do Paraná e costuma ter um tráfego muito alto de veículos nesse período do ano.

O gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia, Marcelo Belão, considerou positivo o balanço de final de ano, considerando o grande número de veículos que circulou nas rodovias. Ele também destaca a mudança no comportamento dos usuários nesse recesso, sobretudo na questão da programação da viagem. “As pessoas estão compreendendo que o resultado coletivo tem que passar por um exercício individual. Há uma maior preocupação em se planejar para viajar, além do fato que os motoristas têm dirigido com maior cautela, causando cada vez menos acidentes”, afirmou Belão.

Segundo Belão, outro fator positivo são os canais interativos de comunicação que a concessionária disponibiliza para que os usuários recebam informações sobre as condições de tráfego em tempo real. “Temos o site, o twitter, a linha 0800 410 277 e o aplicativo que permitem o acesso as informações sobre as rodovias que estão sob nossa administração”, disse.